Conforme reportagem publicada pelo HOJE no último final de semana, a EDP Bandeirante, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica em Guarulhos, teve lucro de R$ 420 milhões no quarto trimestre de 2010. Considerando o ano todo o valor atingido foi de R$ 1,5 bilhão. São números bastante expressivos que podem ter diversas leituras. Como uma companhia privada, os altos lucros devem deixar seus investidores bastante satisfeitos. Porém, quando se aponta que ela presta serviços públicos, por meio de concessão, fica evidente que a boa gestão administrativa passa por um atendimento aos consumidores de péssima qualidade.
Em Guarulhos, essa insatisfação com os serviços prestados pela EDP Bandeirante é flagrante. O número de reclamações contra a companhia que chega à Redação, assim como nos serviços de proteção ao consumidor, é bastante alto. Há problemas em diferentes áreas, desde o fornecimento de energia elétrica até na prestação de serviços, como no envio de contas, cobrança e atendimento ao consumidor propriamente dito.
Já se tornou regra
Os prejuízos à população e a comerciantes dificilmente são mensuráveis. Fica sempre aquela impressão de impotência diante de algo que não poderia ser desta forma. O consumidor, via de regra, sempre é prejudicado. Desta forma, passa da hora de as autoridades competentes exigirem que todo esse lucro acumulado pela EDP seja transferido com uma melhora considerável nos serviços prestados.