Opinião

Construção do trecho leste do rodoanel trará efeitos positivos para guarulhos

Muito se fala sobre os impactos que a construção do Rodoanel Norte trará para Guarulhos, ao ligar a rodovia Presidente Dutra, o Aeroporto Internacional e a Fernão Dias às rodovias Anhanguera e Bandeirantes, onde se inicia o trecho Oeste da estrada metropolitana. Mas pouco se diz sobre os efeitos que a ligação Leste, cuja obra foi lançada oficialmente nesta quinta-feira pelo governador Geraldo Alckmin. Talvez, mesmo sem passar por Guarulhos, essa seja a rodovia que trará mais resultados positivos para os moradores do município.


A explicação é simples. O Rodoanel Leste servirá de ligação direta entre a Dutra e a Ayrton Senna ao sistema Anchieta Imigrantes, rumo ao litoral de São Paulo – leia-se Porto de Santos. Atualmente, todo o tráfego de caminhões que chegam a São Paulo proveniente do Rio de Janeiro e estados do Nordeste brasileiro vem pela via Dutra. Para seguir em direção a Santos, por exemplo, eles precisam entrar no trecho guarulhense da Dutra e ir até a capital para depois, via avenidas, chegar a Anchieta e Imigrantes. Com a inauguração do trecho Sul do Rodoanel e o prolongamento da Jacu-Pêssego até Mauá, hoje já é possível “fugir” de São Paulo, rumo ao Porto de Santos, mas somente a partir da Ayrton Senna.


A partir do momento em que o Rodoanel Leste estiver concluído, todo o tráfego poderá utilizar essa estrada, o que – certamente – tirará do trecho guarulhense da Dutra milhares de caminhões e ônibus. Ou seja, é natural que ocorra um certo alívio no tráfego. No mesmo período, para ajudar um pouco mais, espera-se que o governo federal, com contrapartida da Prefeitura, consigam – de uma vez por todas – promover a ligação da Jacu-Pêssego ao Aeroporto, uma obra anunciada para ter início no ano passado, mas que até o momento não avançou um  metro sequer.


Lógico que essas obras não significam soluções definitivas, mas certamente ajudarão até que o trecho Norte do Rodoanel seja finalmente concluído.

Posso ajudar?