Opinião

Por eficientes sistemas de transporte

Nunca se discutiu tanto nem se apresentaram tantas soluções para o sistema de transportes de Guarulhos. Tirando o Corredor Metropolitano, cuja entrega da primeira fase – segundo garante a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) -, entre o Taboão e o Cecap, acontece em novembro deste ano, os demais não passam de projetos. Porém, diferente de promessas anteriores, a chance de saírem do papel são maiores neste momento e por uma razão simples: não é possível ignorar os gargalos e deficiências do atual sistema de transportes da cidade, por mais que o novo tenha acabado de ser implantado.

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos garantiu que, numa abertura de diálogo com a Prefeitura de Guarulhos, apresentará quatro alternativas para a construção do Expresso Guarulhos, nova denominação dada ao Trem de Guarulhos, cujo traçado deve ligar a região do Cecap ao Metrô Brás, na Capital, aproveitando o ramal leste do sistema paulistano.


Esse projeto, que deve levar de três a quatro anos para se tornar realidade, faz parte das promessas de campanha do atual governador Geraldo Alckmin e seria construído em paralelo com o Expresso Aeroporto, esse sim sob o risco de não ser efetivado, devido à concorrência que terá do projeto federal do Trem de Alta Velocidade (TAV).  Porém, a vontade política manifesta pelo governador extrapola os interesses do Aeroporto e foca na necessidade de Guarulhos ter, de uma vez por todas, a tão sonhada e necessária ligação férrea com a Capital.


Em paralelo, no mês passado, o prefeito Sebastião Almeida anunciou que tem a intenção de trazer para a cidade, a partir de parceria com empresários coreanos, um Veículo Leve sobre Pneus, que – a princípio – ligaria o Aeroporto à estação Tucuruvi do Metrô, passando pelo Centro. Apesar de ótima, essa ligação pode vir a concorrer com o Corredor Metropolitano, que fará o mesmo trajeto.


Talvez, seria bastante pertinente o Município aproveitar a boa vontade dos coreanos de vir a Guarulhos e sugerir uma ligação por VLP entre os bairros populosos da região dos Pimentas até um desses novos sistemas propostos pelo Governo do Estado. Desta forma, muito mais gente poderia vir a ser beneficiada a partir da gestão integrada e inteligente de todos esses novos sistemas, independente da cor partidária de cada uma das administrações.

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