Opinião

Da Rodada à Grande Expo guarulhos

Já virou tradição em Guarulhos. Todo mês de maio tem Rodada de Negócios na cidade. Neste ano, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e a Associação dos Empresários de Cumbica (Asec) realizam a oitava edição do maior evento empresarial do município. Realizada durante dois dias, trata-se de um espaço mais do que interessante para as empresas, dos mais diversos portes e gêneros, mostrarem o que tem de melhor.


As rodadas de negócios, propriamente ditas, permitem que empresas situadas na cidade e região apresentem seus portifólios de produtos e serviços a possíveis clientes em potencial. Muitas vezes, uma determinada indústria, por exemplo, busca fornecedores fora de Guarulhos pelo simples motivo de desconhecer seus próprios vizinhos de município. Assim, o evento serve para aproximar e motivar a realização de novos negócios, suscitando a geração de empregos e renda dentro da cidade.


Ou seja, a Rodada promove efeitos positivos em cadeia, ativando a economia local nos seus mais diferentes níveis. Desde o produtor de parafusos até o fornecedor de equipamentos de ponta para a indústria automobilística tiram vantagens, passando pelo poder público que – a partir da ativação da economia – consegue melhorar sua arrecadação de impostos, o que, por lógica, implica em melhorar os serviços prestados à população.


Porém, o formato da Rodada, por mais sucesso que vem fazendo ao longo dos últimos anos, pode e deve se transformar. Por mais que o evento tenha um dia aberto ao público, Guarulhos carece de uma exposição maior de seu potencial produtivo. Talvez, não só as entidades envolvidas diretamente na promoção da Rodada, mas a própria administração municipal e outros setores envolvimentos na área de desenvolvimento econômico, poderiam começar a projetar uma grande Expo-Guarulhos, onde a cidade poderia mostrar todo seu potencial produtivo, ao longo de uma semana de evento.


Talvez em um futuro próximo, com um pouco mais de vontade política,  o município possa vir a ter o tão necessário e desejando centro de exposições, o que ajudaria demais Guarulhos a se firmar de uma vez por todas como um município voltado de fato ao turismo de negócios, algo que ainda não saiu do papel. 

Posso ajudar?