“Gretchen vai para a praia com seu personal. A fila anda”. Não estou louco. Esse era o assunto de um e-mail que recebi no meio desta semana, em meio ao fechamento de um dos 11 jornais, além do portal, que produzimos aqui em um período de sete dias. Será que do outro lado da linha, o sujeito que passa uma mensagem desta acredita que alguém sério irá dispensar minutos de seu tempo com isso? Talvez deva ter uns e outros curiosos que não têm o que fazer, é verdade… Não posso ser tão radical.
Mas a mensagem chamou minha atenção para algo que todo mundo sofre mais do que possa perceber. Como é moda. Considero isso uma espécie de bullyng. Interlocutores que chegam, pessoalmente, por telefone, por e-mail ou até por sinal de fumaça, no lugar errado e na hora errada.
Tem aquele sujeito que cisma em bater na porta do chefe para pedir um aumento de salário justo no dia de pagamento. Bem quando o dono da empresa buscou os últimos centavos da conta para conseguir fechar a folha de pagamento e não atrasar. Se tiver sorte, voltará para o trabalho bastante desiludido, quando não ouvir algumas verdades que é melhor deixar para lá.
E aqueles amigos de longa data, que você não vê há muito tempo, que chegam bem quando sua agenda está lotada ou na hora de uma reunião importante. Lógico que, com toda boa educação do mundo, você não vai dispensá-lo. Mas aguarda ansiosamente que o interlocutor tenha o bom senso necessário para saber que chegou a hora de partir. Pior quando esse momento não chega nunca.
Voltando ao e-mail. Com o advento dos meios eletrônicos, essas mensagens inconvenientes só tendem a crescer. E não é que alguém, não se sabe por quê, acha que deve encaminhar para você, com cópia para uma lista de 300 nomes, todas as fotos que fez de determinado evento de uma só vez (uns 20 megas de tamanho), quando estamos aguardando uma mensagem importante que pode até mudar nossa vida???
Mas nada pior do que aquele assessor de imprensa (nada contra, como jornalista também exerço essa função) que liga para o editor às 17h56 para saber se recebeu o release que trata de um novo sabor de um suco light, que o cliente dele colocou no mercado há dois meses. Como diz o assessor da Gretchen, a fila anda.
Ernesto Zanon
Jornalista, diretor de Redação do Grupo Mídia Guarulhos, escreve neste espaço na edição de sábado e domingo
No Twitter: @ZanonJr