Opinião

Um trem para Guarulhos

Uma das principais promessas feitas pelo então candidato Geraldo Alckmin (PSDB) quando veio a Guarulhos durante a campanha eleitoral de 2010 foi a de viabilizar a vinda de uma linha férrea para o município, depois de vários projetos que já foram anunciados mas nunca implantados. Para felicidade da população, o que era sonho passa a ser realidade com a publicação, nesta sexta-feira, dos editais de licitação para implantação da Linha 13-Jade (Expresso Guarulhos-Cumbica).


O trecho fará a ligação entre a rede metroferroviária e Guarulhos, atendendo o aeroporto internacional. Serão 11 quilômetros de vias entre a estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, na zona leste, até o aeroporto. Haverá ainda uma  estação no Parque Cecap. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para o dia 20 de dezembro. O investimento estimado é da ordem de R$ 1,2 bilhão, incluindo a aquisição de oito trens.


Segundo a Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM), responsável pela obra, é possível – se não houver problemas jurídicos daqui para frente – que a inauguração do Expresso Guarulhos ocorra ainda em 2014, último ano desta gestão de Alckmin à frente do Governo de São Paulo. Para o guarulhense, a linha férrea representará um grande passo no sentido de melhorar a ligação entre a cidade e a capital. Por mais que o trajeto escolhido, via transferência na Zona Leste de São Paulo, não seja o ideal, trata-se de um avanço para o município. O Parque Cecap deverá se tornar um centro de conexão entre diferentes tipos de transportes. Já está em fase final de conclusão, aliás, o Terminal Metropolitano, que permitirá a ligação por meio do Corredor até o Terminal Taboão, também em fase final de obras.


Perto dali,  há também o Terminal Rodoviário, uma obra da Prefeitura e do Governo Federal, que ainda não emplacou, mas que será favorecida com a chegada de novos meios de transportes à região, o que deve contribuir o acesso de passageiros com destino a outros municípios e estados.


Os projetos por trem não param por aí. Sabe-se que há em gestação na CPTM vários projetos que prevêem pelo menos mais duas linhas diferentes para Guarulhos, uma que viria pela Zona Norte de São Paulo e outra que ligaria a cidade aos municípios do ABC. Se todos forem viabilizados, a cidade finalmente viverá melhores dias em seu sistema de transportes.

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