Opinião

Mês decisivo para as eleições municipais

As eleições acontecem em outubro, mas o mês de junho pode ser decisivo para os resultados, no que se refere às alianças entre os partidos políticos na disputa pela Prefeitura e pelas 34 vagas na Câmara Municipal. Em Guarulhos, pelo lado do governo municipal, o prefeito Sebastião Almeida (PT) tenta ratificar as alianças com os partidos que garantiram a sustentação de sua aministração nesses quatro anos de mandato. Do lado da oposição, encabeçada pelo presidente do PSDB, Carlos Roberto, que tentará – pela segunda eleição seguida – desbancar a hegemonia petista na cidade, articula-se uma grande união, que pode colocar do mesmo lado siglas que têm em comum o desejo de tirar o PT do poder.


Dependendo da habilidade de cada lado, ao costurar essas alianças, um grupo ou outro pode ir para a campanha muito mais fortalecido, já que até aqui o quadro se mostra bastante aberto. Estão na disputa, apresentando-se como pré-candidatos o ex-prefeito Jovino Cândido (PV), os vereadores Alan Neto (DEM), Eduardo Kamei (PTB) e – da boca para fora – Wagner Freitas (PP). Apresentaram seus nomes para a disputa o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, José Pereira (PDT), e a ex-vereadora Adriana Afonso (PMDB),


Ou seja, Almeida surfa quase sozinho pelo lado da situação. Talvez, apenas Pereira e Adriana, que – de certa forma – estiveram ao lado do prefeito nos últimos quatro anos, poderiam atrapalhar os planos petistas caso confirmem suas candidaturas. Todos os demais, unidos ou não, devem trilhar o caminho da Oposição.


As surpresas deste mês podem ficar por conta dos partidos menores, que ficaram do lado da administração na maior parte do mandato, compondo inclusive a base governista da Câmara, mas que já sinalizam apoio ao candidato tucano, como foi o caso do PMN, que já definiu a aliança com o PSDB. Mais dois ou três partidos, tidos como certos na base, também miram o mesmo caminho, o que pode deixar a disputa de outubro bem mais acirrada ainda. Por tudo isso, o que ocorrer em junho pode ser determinante para a definição nas urnas.

Posso ajudar?