A TV Cultura criou em sua nova grade de programação uma faixa dedicada exclusivamente à produção independente. A Sessão Independente estreia nesta quinta-feira, dia 28, às 23h15, e será exibida semanalmente, sempre às quintas-feiras.
O primeiro destaque é a versão documental do projeto literário, que enviou 16 escritores brasileiros de estilos e origens diferentes para as principais cidades do mundo, do Cairo a Buenos Aires, de Paris a Havana, de São Paulo a São Petersburgo. Lugares, aliás, para onde a maioria nunca tinha viajado na vida e, pelo trabalho, teve que abraçá-las por um mês. A missão? Buscar, imersos nestes ambientes, influências e inspirações para criar histórias de amor.
Todos esses elementos emolduram Amores Expressos. Idealizado pelo produtor cultural Rodrigo Teixeira, a proposta era inicialmente fazer tudo isso virar uma coleção de livros. E virou. Um terço dos romances já foi lançado pela Editora Companhia das Letras. O segundo passo era transformar essa matéria prima em produto audiovisual. Esse também já está resolvido.
O resultado são 16 documentários de 22 minutos sobre as cidades por onde os autores cavaram suas histórias, o processo de criação literária e o amor.
Tadeu Jungle e Estela Renner, responsáveis pela direção, dividiram o roteiro de viagens para poder desdobrar este projeto de vanguarda: Tadeu foi a 10 dos destinos e Estela aos outros seis. No especial da TV Cultura, assinam juntos a apresentação. "Vamos introduzir o espectador no universo da série, dizendo como encontramos e sentimos o autor", explica Tadeu.
O episódio de estreia é a experiência de Antonio Prata em Xangai, na China. Bem humorado, traz as contradições de um país tangencialmente em ascensão.
A lista de escritores e destinos segue (não na ordem de exibição) com André de Leones, que viajou para São Paulo; Cecilia Gianetti, Berlim; Daniel Galera, Buenos Aires; João Paulo Cuenca, o curador, para Tóquio; Joca Reiners Terron, Cairo; Amílcar Bettega, Istambul; Luiz Ruffato, Lisboa; Chico Mattoso, Havana; Lourenço Mutarelli, Nova York; Adriana Lisboa, Paris; Sergio SantAnna, Praga; Bernardo Carvalho, São Petersburgo; Reinaldo Moraes, Cidade do México; Daniel Pellizzari, Dublin; e Antonia Pellegrino, Bombaim.