Variedades

Dois milhões de brasileiros sofrem de esquizofrenia e transtorno bipolar

Doenças são sérias, mas podem ser controladas através de medicamentos

De acordo com o Departamento Médico moksha8 / Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a esquizofrenia e o transtorno bipolar são doenças que atingem, juntas, dois milhões de brasileiros, e fazem parte de um grupo de transtornos mentais que afetam 23 milhões de pessoas no Brasil. As duas doenças ocorrem, principalmente, em pessoas jovens, prejudicando anos produtivos e impactando diretamente na vida social e profissional. Apesar de não ter cura, os dois transtornos podem ser controláveis com um tratamento médico e psicossocial.

"O tratamento medicamentoso tem um papel fundamental no controle das duas doenças e é imprescindível para devolver a qualidade de vida ao paciente. Para a maioria dos pacientes, este tratamento, aliado estratégias psicossociais, permite a reintegração na família, sociedade e trabalho", diz o Dr. Alcioly Lacerda, Professor Adjunto e Chefe da Disciplina de Neurociências do Departamento de Psiquiatria da Unifesp. Diversos estudos, por exemplo, mostram que 50% dos pacientes esquizofrênicos são hospitalizados e que, em 60% dos casos, com um tratamento adequado, consegue-se uma reintegração social e profissional satisfatória.

O que é esquizofrenia? – É uma doença psíquica caracterizada, basicamente, pela dissociação do pensamento, do afeto, da vontade e do sentimento subjetivo da personalidade. A idade média de início da esquizofrenia é de 15 a 25 anos nos homens e de 25 a 30 anos nas mulheres. Os sintomas iniciais costumam ser inespecíficos e incluem irritabilidade generalizada, diminuição dos interesses, morosidade, indecisão, isolamento social e descuido do aspecto pessoal.

Os seus sintomas podem ser caracterizados como positivos, negativos ou cognitivos:

– Positivos: delírios, alucinações e agitação psicomotora.

– Negativos: Caracterizam-se, principalmente, por uma diminuição da afetividade e por um empobrecimento do conteúdo do pensamento. Pode ser confundido com depressão.

– Cognitivos: são consequências do prejuízo do funcionamento de determinados circuitos cerebrais que já se encontram presentes no início da doença e podem se agravar como seu curso.

O que é transtorno bipolar?

É caracterizado como um distúrbio afetivo ou emocional e sua principal característica é a oscilação marcante do humor, com fases alternadas de grande euforia e alegria e de uma tristeza e depressão profundas que podem levar ao suicídio. O distúrbio, que geralmente se desenvolve em adultos jovens, também impacta diretamente na vida produtiva dessas pessoas e é a doença psicótica mais influenciada pela hereditariedade.

Sintomas da fase de depressão: o indivíduo sente-se abatido, quieto e triste. Dorme muito ou apresenta insônia, reclama de cansaço para a realização de tarefas comuns, apresenta baixa auto-estima e sentimentos de inferioridade. Demonstra pouco interesse pelos acontecimentos e pode se isolar da família e amigos.

Nesta fase, a pessoa pode se sentir culpada por erros do passado e fracassos em sua vida e de seus familiares. Pode haver irritabilidade, lamentos, auto-recriminação, distúrbio do apetite e manifestações somáticas, que normalmente se caracterizam por dores no corpo ou na cabeça. Há uma queda da libido e o indivíduo se afasta de seu companheiro. Pensamentos suicidas são comuns nessa fase.

Sintomas da Euforia (Mania): a pessoa apresenta sentimentos de grandiosidade, pensa que tem poderes e age com grande entusiasmo. O indivíduo passa a dormir pouco, torna-se agitado, fala muito, tem muitas ideias ao mesmo tempo, há aumento do desejo sexual e perda da inibição social.

Posso ajudar?