Homens são mais propensos a mentir do que as mulheres na internet, segundo pesquisa online realizada recentemente pela equipe Norton, da Symantec, empresa de fornecimento de soluções de gerenciamento de segurança, armazenamento e sistemas, nos Estados Unidos, que analisou a honestidade das mulheres e dos homens nos sites de namoro. O estudo online foi feito com 1.060 homens e mulheres, com mais de 18 anos, que usam ou já utilizaram serviços de namoro na web.
As categorias pesquisadas foram: Primeiro e último nome verdadeiro, idade, altura, peso, status de relacionamento, data de aniversário (incluindo ano), e-mail, ocupação, local de trabalho/ estudo, endereço residencial (cidade/estado/endereço), finanças/salário/patrimônio líquido, se tem filhos e número de telefone.
A Norton descobriu que os homens mentem mais do que as mulheres em 13 das 14 categorias pesquisadas, tais como nome, informações de contato pessoal e status de relacionamento – a única categoria que não mentem mais que mulheres é sobre o peso, foi onde os homens mentiram 10% das vezes contra as mulheres que mentiram 11% das vezes. E mais, três em cada 10 homens admitiram mentir em pelo menos uma das categorias requisitadas em perfis de namoro online, na tentativa de flertar com as mulheres.
Insegurança e medo de rejeição
De acordo com análise feita pela equipe Norton, o sucesso do namoro na internet é um delicado balanço entre o marketing pessoal e o ser autêntico. Mas a insegurança e o medo da rejeição podem conduzir o relacionamento para mentiras. Um quarto dos entrevistados mentiu em seus encontros pela Internet porque realmente queria combinar suas qualidades com o que a outra pessoa estava procurando. As mulheres são nove vezes mais propensas que os homens a mentir nos seus perfis de namoro online quando se sentem inseguras. Enquanto os homens são duas vezes mais propensos que elas a mentir nos seus perfis de namoro online, devido à insegurança com a rejeição.