Com a chegada do frio, a preocupação é deixar a casa aquecida para a estação das baixas temperaturas. De acordo com a arquiteta Andréa Parreira, objetos e acessórios decorativos não são alvo de atenção na estação que acaba de chegar, mas alguns utensílios e roupas de cama, mesa e banho devem deixar o fundo do armário.
A especialista revela que um dos passos importantes fazer a limpeza das roupas de cama, mesa e banho no final da estação no ano anterior. "A guarda por longos períodos deve ser acompanhada por um processo de limpeza e acondicionamento apropriado", explica.
A dica de Andréa para as salas é o uso de capas de almofadas com cores e texturas que transmitem uma sensação térmica. "Os tons mais quentes, como vermelho e marrom, ajudam a aquecer os ambientes. Listras e xadrez também são boas opções de estampas", revela.
Um dos truques para combinar as estampas, sem exageros, é combinar as cores de fundo de cada uma delas. "Um almofada listrada pode ficar muito bem com uma florida, basta que suas cores tenham proximidade e que ambas tenham traços leves", revela.
No caso das varandas, Andréa recomenda o fechamento completo e indica a colocação de almofadas e mantas sobre os sofás para aquecer mais o espaço. Poltronas também caem muito bem nos ambientes externo e interno, segundo a arquiteta.
Para finalizar, a arquiteta dá uma dica especial. "As lareiras portáteis, alimentadas a gás ou elétricas, são ótimas alternativas para elevar a temperatura dentro de casa. Vale a pena o investimento".