Começou no úlltimo sábado a temporada do espetáculo "O Mambembe" no Teatro Comunne, na Capital paulista. A peça, que tem direção de Jair Aguiar, tem em seu elenco duas guarulhenses: Danyele Borges e Luana Pinheiro. O texto é baseado na obra de Artur de Azevedo, escrita em 1904, que conta a história de uma trupe teatral que viaja pelo interior do país, enfrentando dificuldades comuns a muitos artistas. Entre as situações pelas quais os atores devem passar, estão a dificuldade em conseguir público, a falta de dinheiro e os caprichos de um político corrupto.
Enquanto esta é a primeira montagem da qual Luana Pinheiro participa, Danyelle Borges, que interpreta Laudelina – moça que quer ser atriz – faz parte da Cia. das Artes há três anos, já tendo atuado em várias montagens. Entre os trabalhos anteriores da atriz com o grupo estão "O Pagador de Promessas", "Castro Alves Pede Passagem" e "O Berço do Herói".
Além de Luana e Danyelle, "O Mambembe" traz Antonio Netto, Níveo Diegues, Camilla Flores, Pau- l o Pompéia Bruno Canabarro, Ana Carolina Barreto, Brena Alves, Douglas Fonseca, Enrico Mazzola, Guilherme Trindade, Hellen Caroline, Márcio Gomes e Mariana Akkari, entre outros.
Autor foi jornalista e poeta
Nascido em 7 de julho de 1855, o maranhense Arthur Nabantino Alves de Azevedo foi, ao lado do irmão Aloísio de Azevedo, um dos primeiros membros da Academia Brasileira de Letras. Além de teatrólogo, autou como jornalista, poeta e contista. Azevedo foi um dos defensores da abolição da escravatura no país, o que fez com que muitas de suas peças fossem censuradas pelo Império. Ao longo de sua vida, escrever cerca de 4 mil artigos sobre arte, publicados em jornais como "O País", "O Diário de Notícias" e "O Mequetrefe". Ele é considerado, até hoje, um dos mais importantes teatrólogos do país. "O Mambembe" está entre suas obras mais significativas, por seu teor satírico e bem-humorado, ainda que tratando de um tema importante como a importância da valorização da arte teatral.
Serviço:
"O Mambembe"
Local: Teatro Commune – Rua da Consolação, nº. 1.218
Sábados, às 21h e Domingos às 19h
Temporada: 5/11 a 04/12
Ingressos: R$ 15 (preço único)
Indicação: Livre