Neste domingo, 20, a Prefeitura de Guarulhos promove vários eventos na cidade como forma de comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra. A data celebra a morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola. As ações são gratuitas, e fazem parte do Novembro Negro, projeto criado por iniciativa da Coordenadoria da Igualdade Racial.
A marcha promovida neste ano homenageará o ex-senador e artista plástico Abdias Nascimento, organizador do 1º Congresso Negro Brasileiro, em 1950. A ação contará ainda com um desfile de bonecos gigantes e a participação do antropólogo da USP nascido no Congo Kabenguele Munanga. A marcha começa às 8h30, com concentração na Praça dos Estudantes e fim do percurso no Adamastor Centro. Serão distribuídas camisetas do evento em troca de um quilo de alimento não perecível. Os donativos serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade.
A atriz Ruth de Souza será homenageada no evento. Receberão ainda homenagens póstumas o ativista Abdias do Nascimento, a líder religiosa Mãe Menininha do Gantois, o geógrafo Milton Santos e o jornalista André Rebouças.
A partir das 13h, o Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, nº. 734, Macedo) recebe uma série de apresentações musicais. Entre os convidados estarão DJ Bonne Dee, Afoxé Mãe Dalva, Célia nascimento, Ciganos, Samba-Rock, Jongo, Mano Heitor, Lei Di Daí, o grupo de capoeira Raízes da Arte Negra e o rapper Walmir Borges. Às 13h30, começa o 2º Festival de Artes e Cultura Negra, com exposições e oficinas de artesanato, penteado afro, samba-rock, dança, capoeira, etc.
A programação completa do Novembro Negro pode ser conferida no site www.guarulhos.sp.gov.br.