As mulheres não levam em consideração o bolso quando o assunto é visitar o salão de beleza. Em Guarulhos, em média, são R$ 300,00 por mês que elas investem nos mais diversos tratamentos. "Elas procuram de tudo, desde retocar raízes até as escovas progressivas, inteligentes e outras que surgiram no mercado", afirma Francisco Assis Magalhães, gerente do salão Chiquinho Cabeleireiros que atualmente conta com 31 funcionários para atender uma média mensal de três mil clientes.
O custo com a beleza é alto. Uma escova progressiva ou inteligente, por exemplo, varia de R$ 80,00 à R$ 300,00, contudo os preços não desanimam nenhuma cliente, uma vez em que o serviço está no topo da lista dentre os mais procurados.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) o gasto mensal das famílias com serviços de cabeleireiro ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão. "Aqui no salão as clientes investem cerca de R$ 120,00 a R$ 140,00 e buscam os serviços de beleza até duas vezes por semana", afirmou Francisco.
Os números comprovam a maior preocupação dos brasileiros com a beleza, que está à frente de outras despesas consideradas essenciais. "As mulheres ainda são as maiores responsáveis por esses gastos, representando cerca de 85% dos meus clientes fixos que buscam os mais diversos tratamentos", enfatizou Francisco.
Especialização é a melhor opção para quem busca renda extra
Segundo dados do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o número de cabeleireiros empreendedores individuais cresceu 227%. No Estado, são mais de 35 mil salões de beleza, com um funcionário. No Brasil já são 131 mil.
Para que o resultado seja eficiente a especialização é o melhor caminho. Com duração de um ano e dois meses, um curso de Cabeleireiro Profissional oferece renda que oscila de R$ 800 a R$ 6.000. As mensalidades variam em torno de R$ 150.
No Instituto Embelleze, centro de formação profissionalizante da área, há mais de 108 mil alunos matriculados atualmente que buscam aperfeiçoamento. Em comparação ao ano passado, a procura teve um crescimento de 35%.
Homens também investem tempo e dinheiro com estética
Há uma crescente preocupação masculina com a aparência. "Aqui no salão há uma grande procura entre os homens que a cada dia mais têm se dedicado aos cuidados estéticos", afirmou Crispim dos Santos, sócio do salão homônimo.
Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado brasileiro de produtos masculinos movimentou US$ 2,29 bilhões no ano de 2009, mantendo segunda colocação no ranking mundial, com participação de 8,6%. O país só perdeu para os Estados Unidos, que somam 18,1% do mercado mundial e US$ 4,83 bilhões em faturamento.