Variedades

2012: o Ano do Dragão

Enquanto a profecia maia garante que o mundo irá acabar em 2012, esotéricos, numerólogos, religiosos e orientais vêem sucesso, transformações e espiritualidade no ano novo que está chegando

Sábado, 22 de dezembro de 2012. Neste dia acontecerá uma estranha série de eventos terríveis, como colisão de meteoros e de planetas com a Terra. Será o caos. O fim de um ciclo. O fim do mundo. É o que garante a profecia maia, baseadas no calendário utilizado pelos povos pré-colombianos que teriam vivido entre 700 e 500 anos antes de Cristo. Coincidência ou não, o calendário maia também acaba em 2012.

Muito mais que a prenúncio do fim do mundo, 2012 corresponde ao chinês 4710, o Ano do Dragão, que representa o quinto período no ciclo de 12 anos do zodíaco oriental. Será um tempo de poder, dinheiro, negócios, fertilização e de muita espiritualidade.

E o apocalipse anunciado pela profecias dos povos maia é visto por esotéricos, numerólogos, religiosos e orientais como o fim da velha consciência, hábitos e costumes para, assim, se iniciar uma Nova Era.

"O mundo não vai acabar em 2012. O que deve acabar são conceitos antigos. O Ano do Dragão faz parte da evolução do ser humano e do Planeta Terra. Aliás, 2012 será um ano de muita evolução, pois o dragão topa qualquer batalha, tanto para o sim como para o não. A energia estará solta, agora a opção de usá-la positiva ou negativamente cabe a cada um de nós", afirmou a terapeuta holística Rosa Elliana, de 42 anos.

Para Nathalya Rocha, 25, especialista em Odu (numerologia na linha Iorubá), o mundo irá experimentar uma "transformação gritante" em 2012. Será um ano de renovação, segundo ela. "Catástrofes naturais vão acontecer, mas é a única maneira que a Terra tem de gritar. Esses fenômenos naturais servirão para despertar a humanidade e cada um irá enxergá-las dentro da sua evolução espiritual", observou.

Na visão do instrutor de Cabala, Danilo Martins, 47, 2012 irá representar a finalização de vários ciclos. O ano novo, segundo ele, é um degrau da evolução humana e marcará a preparação da consciência messiânica, com o retorno do Messias. "Não o retorno do Messias Homem, mas do Messias que representa a consciência da humanidade".

"O dragão chegará no dia 23 de janeiro e nos trará poder"

O dragão chegará à Terra no dia 23 de janeiro e por aqui permanecerá até 9 de fevereiro de 2013. Ele trará poder e sucesso para as pessoas mas será de extrema importância saber usar este poder. Muita gente ficará extasiada com este animal que apresenta uma mistura de várias espécies, como olhos de tigre, corpo de serpente e garras de águia.

"O dragão vem à Terra de 12 em 12 anos. É um animal temido, principalmente por cuspir fogo. Mas quando ele cospe fogo é para levantar a poeira, mexer com a espiritualidade e renovar a humanidade", explicou Júlio Ganiko, de 35 anos, terapeuta, consultor em terapias orientais e palestrante.

Ele lembrou que, em 2000, última vez que o dragão esteve na Terra, a humanidade tinha as mesmas expectativas de hoje. Ou seja, que o mundo iria se acabar. "Mas a partir daquele ano, a tecnologia evoluiu. O Ano do Dragão é um período ousado, que trará impulsos nos negócios e na vida das pessoas. O poder delas vai aumentar", explicou.

Segundo Ganiko, o poder do dragão refletirá nos negócios, na fortuna pessoal e na economia de uma forma em geral. "Será um ano impulsivo, pois o dragão não tem medo de enfrentar os obstáculos. Agora, ele também não avalia riscos. Será um ano de coragem, de sermos audaciosos, mas tudo com planejamento, pois da mesma forma que ele traz o sucesso, também pode trazer o fracasso", alertou o terapeuta.

Na China muitos casais programam seus casamentos para o Ano do Dragão, já que é neste período que a fertilidade está em alta. "Os negócios, as sociedades e os casamentos são favorecidos por este ano", observou Ganiko. Para dar as boas-vindas ao dragão, basta, no dia 23 de janeiro, ao acordar, acender uma vela ou um incenso. "A intenção vale muito mais que uma ação sem intenção", apontou. O Ano do Dragão é governado pelo elemento Água, cor preta e polaridade Yang.

Tarot prevê solidão de Dilma e comoção envolvendo piloto

Somando 2+0+1+2 = 5. E o número cinco no tarot é a carta do Papa que mantém uma egrégora de espiritualidade. "É a oportunidade que todos temos de conhecer ou expandir a nossa espiritualidade", observou a terapeuta holística Rosa Elliana.

Mas a carta do Papa também representa poder, luxo e organização. "A energia está solta. Teremos um ano de mais organização social, de reflexão interior, de transformação. É hora de trabalhar o desapego às coisas materiais".

As cartas foram colocadas à mesa depois de consagradas e cada uma dela, com perguntas feitas pela Revista Free São Paulo, descortinou a expectativa de futuro de um povo ou de uma personalidade.

No final, a informação que a comoção tomará conta do povo brasileiro em virtude da perda total dos movimentos de um profissional ligado ao automobilismo. "Não vejo morte, mas paralisia física", enfatizou Rosa. O nome do suposto piloto, no entanto, as cartas não revelaram.

Ano propício à gestação e a casos de adoção

Pela Odu (numerologia na linha Iorubá), o número 14, também conhecido por Iká megi, representará o ano novo, a ser regido pelo orixá Oxum – mulher e mãe. "Será um ano extremamente feminino, cheio de doçuras, fama e brilho, e de prosperidade em todos os aspectos. Teremos mais pessoas buscando os holofotes, a estética e os cosméticos. Mas também teremos muito mais casos de abuso de poder das autoridades", visualizou Nathalya Rocha.

Ela vê mudanças positivas no Brasil e mais foco da presidente Dilma nas questões das minorias, como o caso dos homossexuais, e em programas contra a violência doméstica. "Teremos um país com mais tolerância, mais espiritualidade e mais consciência", observou.

Nathalya disse que em 2012 a fertilidade estará em alta. "As mulheres terão mais facilidades de engravidarem e teremos muito mais processos de adoção, com juízes mais sensíveis à causa". Na questão da saúde, o Odu revelou mais casos de câncer de útero, ovário e mama, mas com grandes possibilidades de cura".

Na Cabala, ano novo será regido pela lua

Por ser regido pela lua, o ano novo será bem instável na opinião do instrutor de Cabala, Danilo Martins. Por volta do mês de outubro, o planeta estará propenso aos fenômenos naturais com mais intensidade, isso por conta da combinação de vários ciclos astrológicos e astronômicos que acontecerão neste período.

"A humanidade terá um comportamento baseado na emoção e na emotividade e a instabilidade que tomará conta do planeta faz parte do ajuste. É hora de sacudir a poeira, acabou a hora do recreio. Devemos aumentar o ângulo de percepção da realidade. É o momento de nos abrirmos para novos conceitos. É o momento da renovação", observou Martins. O ano judaico cabalístico é 5773.

Banhos ajudarão a espiritualidade

Para estar mais em sintonia com o ano novo, a terapeuta corporal e vibracional Solange Santos, 46, especialista em ervas, escolheu cinco banhos mais propícios para serem utilizadas de acordo com as energias de 2012. Nenhum dos banhos aconselhados é ritualístico ou está ligado a alguma religião. "São banhos para serem tomados sempre que o coração solicitar", explicou. Antes de tomar o banho de ervas, é necessário tomar primeiro o banho de higiene.

A erva a ser utilizada deve ser macerada com as mãos em recipiente com pouca água. Depois, se aquece água para o banho.

Boldo – Também conhecido como Tapete de Oxalá, tem o poder de trabalhar as mágoas, as raivas. Deve ser feito sempre que houver necessidade de eliminar algum sentimento negativo.

Alecrim – É uma erva tônica, traz alegria e vigor. Seu banho é muito bom para trabalhar o vibracional e o individual.

Alfazema – É uma erva harmonizadora. Seu banho é aconselhado quando tivermos estressados, com muito cansaço mental.

Eucalipto – É um banho de limpeza e de harmonia interior. É bom para quem quer esquecer amores antigos, limpar relacionamentos.

Maracujá – O banho das folhas serve para acalmar e combater a insônia. Já o banho da flor, ajuda a fortalecer laços de amizade.

Pela numerologia pitagórica, número 3 irá reger o Brasil

O número 5 irá reger o Planeta Terra em 2012, período que representa renovação, caminhos abertos para novas oportunidades de vida. Já o Brasil será regido pelo número 3, cujo período vai de 21 de abril ao mesmo dia de 2013. "O 3 é um número forte na área de comunicação e, também, na do vestuário. Teremos uma grande concentração de fatos na comunicação. E, a partir de setembro, teremos um boom no consumo de roupas e acessórios".

As explicações do presidente-fundador da Associação Brasileira de Numerologia (Abran), Roberto Machado, 56, mostram que não dá para prever crises, mas "dá para prepararmos o momento para acontecer aquilo que os números apontam".

No site da Free São Paulo (www.freesaopaulo.com.br), você pode calcular o seu número em relação a este ano que se inicia.

Posso ajudar?