Portas desempenham um papel mais importante do que se imagina na decoração de uma casa ou apartamento. São elementos essenciais pela segurança, divisão de espaços, conforto termoacústico e privacidade. Por este motivo, saiba escolher o modelo mais apropriado para cada ambiente, por suas características, funcionalidades, modelos e preços.
"Algumas empresas dispõem de produtos que atendem aos mais diferentes projetos arquitetônicos e primam pela qualidade e durabilidade, mas a escolha da porta deve considerar diferentes aspectos", afirma o gerente de marketing da Sazaki, Ricardo Barrieu. Entre esses aspectos estão as características de cada região, clima e o local onde a porta será instalada, bem como a resistência, a qualidade, a pintura e as diferentes matérias-primas.
Saiba escolher o modelo mais apropriado para cada ambiente
Portas Pivotantes – Este modelo é tendência em decoração por possibilitar abertura para direita ou esquerda e é indicado para a entrada de residências de alto padrão, mas também pode ser instalada em imóveis comerciais.
Porta de abrir – Disponíveis em várias versões – com veneziana, quadriculada, lambri, báscula, postigo ou seteira – para atender diversos tipos de ambientes: cozinhas, banheiros, depósitos, corredores e áreas de serviço. Modelos em aço não são indicadas para regiões litorâneas, nesses casos, as indicadas devem ser em alumínio.
Portas de correr – Proporcionam luminosidade e espaço livre para passagem em locais como varandas, salas, copas, quartos, casas de campo, entre outros. Em geral, possuem abertura para o lado esquerdo ou direito.
Portas-balcão – Esses modelos podem ser usados em ambientes de quartos, home theater, entre outros. Permitem ampla abertura do vão, garantindo boa ventilação ou claridade.
Portas cociais – Em versões de abrir e de correr, com seteira simples ou dupla, os modelos atendem a projetos que necessitam de luminosidade e ventilação naturais, bem como maior espaço livre para passagem. Ideal para salas, varandas, copas e casas de campo.