Louca por chocolate, Maria Angélica Cruz Marciano, 56 anos, não poderia encontrar um lugar mais delicioso para trabalhar. Há cinco anos, ela é funcionária de uma loja da Cacau Show, especializada no doce derivado do cacau. "É difícil resistir a um pedacinho, ainda mais que o chocolate me proporciona prazer, me acalma e acaba com a ansiedade. Eu gosto muito mesmo".
Outros chocólatras, declarados ou não, sem a mesma sorte de Maria Angélica, não pensam duas vezes quando a Páscoa chega e caem de boca em uma barra de chocolate ou numa caixa de bombons inteira, fora os deliciosos ovos de chocolate disponíveis no mercado.
Viciada em chocolate, Thaís Fernandes, 23, é uma dessas pessoas que não escondem sua preferência. Um dia chegou a devorar sozinha duas caixas de bombons. "Sempre ouço que o chocolate faz mal e pode causar espinhas, mas a minha sorte é que eu não tenho tendência a ter espinha. Não passo um dia sem comer chocolate. De todos, o meu favorito é o Ferrero Rocher".
Cuidado com o consumo exagerado
Especialistas da Secretaria Estadual de Saúde apontam que a ingestão desenfreada do chocolate pode acarretar excesso de peso, aumento na taxa de glicemia e quadros de diarreia.
Segundo a nutricionista Cristiane Kovacs, do hospital Dante Pazzanese, o ideal é que sejam consumidos chocolates com mais de 70% de cacau, que possuem menor quantidade de açúcar e gordura, além de serem ricos em flavonóides, um potente antioxidante.
Os antioxidantes ajudam a combater os radicais livres e retardam o envelhecimento. "Alguns estudos mostram que ele também melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos, estimula a produção de serotonina – melhorando o humor".
Diabéticos e crianças devem ter moderação
Para os diabéticos, é indicado o chocolate diet, por não possuir açúcar. O produto deve ser consumido moderadamente, pois apesar de não ser açucarado, o chocolate diet é mais calórico que o tradicional. Por causa da falta de açúcar, o produto ganha quantidade maior de gordura, para manter o sabor. "Os pais também devem tomar muito cuidado com a quantidade de chocolate ingerida pelas crianças nessa época. A quantidade de chocolate por dia é de 30 gramas", finaliza a nutricionista Cristiane Kovacs.