Como principal atração, o rapper Leandro Roque de Oliveira, o Emicida, participou ontem da terceira edição do Salão do Livro de Guarulhos, abordando o tema da cultura Hip Hop, no quadro "Fique Ligado", no Espaço Cultural.
Durante o encontro, o Emicida reforçou para a garotada a importância da leitura, enquanto simulava uma batalha de rimas. "Um bom livro para ler, vira um bom amigo e uma arma de guerrilha, da guerrilha do conhecimento".
O rapper aprovou a iniciativa de Guarulhos em trazer um Salão do Livro para a cidade. "É fundamental ter esse tipo de evento, porque é uma oportunidade de diálogo para a molecada, que fica a mercê da televisão. Sentar e conversar sobre literatura é gratificante demais. Deveriam existir mais iniciativas deste porte no País".
Emicida define seu livro favorito – "Lili inventa o mundo", de Mário Quintana, que também é o autor predileto do rapper – como uma poesia escrita de forma leve e compreensível para todos. Para o rapper, "a rua é nóis" e, desta forma, demonstra que toda a população deve estar integrada na realidade nacional e local.
"Foi muito bom ouvir alguém do Hip Hop para entender que todos devem ter acesso aos meios culturais, não importa se é poesia, música, rap ou literatura", disse o professor de História e de Música, Rafael Bazzana, 26 anos, depois de assistir a participação do Emicida no evento. Ele avalia, que o mundo da literatura também engloba o universo da música. Já o estudante Gabriel Beloti, 18, gostou principalmente da parte em que o Emicida relatou a história de como o rap saiu das ruas e chegou às mídias.
Movimento intenso no fim de semana
De acordo com a organização da do evento, entre sexta, sábado e domingo, 4, 5 e 6, mais de 50 mil pessoas visitaram a terceira edição do Salão do Livro. Há uma previsão de que até o fim do evento, no próximo domingo, 13, mais de duzentas mil pessoas visitem o Salão. Domingo foi o dia com movimento mais intenso, cerca de 25 mil pessoas passaram pelo local.
Desde ontem, começou a visitação das escolas da Prefeitura de Guarulhos, que se estenderá até sexta-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, mais de 24 mil alunos, entre 4 e 11 anos, passarão pelo Salão do Livro. Cada aluno das Escolas da Prefeitura receberam a "Notinha Legal" de R$ 8,00 – sendo duas notinhas de R$ 4,00 -, para a compra de livros no Salão.
Programação de terça-feiraESPAÇO CULTURAL
FIQUE LIGADO
15h às 16h – História do Brasil – Com Leandro Narloch – interlocução: Mário Silva
ALGUMA POESIA
17h às 18h – Drummond na TempestadeCom: José Castello – Interlocução: Jorge Vasconcelos
CAFÉ LITERÁRIO
19h30 às 20h30 – Com Elisa Lucinda – Interlocução: Frederico Barbosa
PONTO DE ENCONTRO
GUARULHOS EM VERSO & PROSA
11h às 12h – Palavra em Prisma – Com Adilia Juratti Morosini
14h30 às 15h30 – Palavra em Prisma – Com Thayame Porto
LANÇAMENTO
18h às 19h30 – Publicação da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos que compõem o PPP da Rede – "Violências contra crianças e adolescentes: o papel da escola diante da violação de direitos". Conceitua os diversos tipos de violência a que crianças e adolescentes estão submetidos e orienta como a escola e os educadores devem agir diante de casos como esses.
SARAU DE CORDEL
20h às 21h – A poesia popular e a musicalidade da rima Com João Gomes de SáESPAÇO
INFANTIL BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
ESPETÁCULO INFANTIL
8h30 às 9h30 | 10h15 às 11h15 | 12h30 às 13h30 | 16h às 17h – O Circo do seu Lé – Grupo de Teatro Furunfunfum
NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS
14h30 às 15h30 – Zé Bocca
AUDITÓRIO
ESPETÁCULO INFANTIL
8h30 às 9h30 |10h15 às 11h15 | 12h30 às 13h30 | 16h às 17h – Gigantes de Ar – Grupo Pia Fraus
ESPAÇO DIGITAL
16 às 17h | 19 às 20h – Oficina Leitura sem FronteirasInscrições: na hora ou pelo site do evento – Público-alvo: Jovens e adultos – Vagas: 20 pessoas em cada horário – Dinamizadores: Benita Prieto e Marcos CorreaSESSÕES DE AUTÓGRAFOS
16h00 – Leandro Narloch – Guia politicamente Incorreto da História do Brasil; Guia Politicamente Incorreto da América Latina – Ed. Leya Brasil.18h00 – José Castello – Ribamar – Ed. Bertrand Brasil.20h30 – Elisa Lucinda – Parem de falar mal da rotina – Ed. Lua de Papel.