Junho é o período em que é organizado, praticamente em todo o Brasil, as alegres e coloridas Festas Juninas. Com o objetivo principal de homenagear três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro, respectivamente nos dia 13, 24 e 29.
As festas acontecem em lugares variados, desde escolas, ruas, praças até clubes. São decorados com bandeirinhas, barraquinhas são montadas, geralmente de comidas típicas, como canjica, pipoca, arroz doce, maçã do amor, entre outras. E de bebidas tradicionais, como o quentão e o vinho quente. Mas o momento mais importante das festas são as apresentações das quadrilhas, onde todos dançam no mesmo ritmo, e enchem de graça e alegria o ambiente.
O Colégio Novo Rumo esse ano inova com o tema da festa, será uma homenagem a artista Brasileira Tarsila do Amaral. Já a escola municipal Tom Jobim e o Colégio Carbonell irão homenagear o compositor brasileiro Luiz Gonzaga, com danças típicas e músicas do artista.
O arraiá do Teatro Padre Bento e do Lago dos Patos irão reunir quadrilhas que virão de diversas regiões da cidade.
No Jardim Vermelhão o diferencial fica por conta da culinária, poderemos encontrar o mungunzá, uma comida típica do nordeste feita com milho em grãos cozido, que pode ser doce ou salgado.. E na Paróquia São Pedro Apóstolo, pela alheira, um tipo de linguiça defumada feita com carnes de frango e de porco, pão e azeite.
Ponto de Cultura Jardim Vermelhão
Atrações: barracas de comidas típicas, brincadeiras para crianças, fogueira, quadrilha, peças de teatro, roda de desenhos e muita música com bandas e cantores locais
Diferencial: o mungunzá, uma comida típica do nordeste feita com milho em grãos cozido pode ser doce ou salgado, o licor de jenipapo e o de cacau.
Barracas: aproximadamente umas 20 opções
Data: dias 22, 23 e 24 (sexta, sábado e domingo)
Horário: das 08h às 22h
Local: rua Barroso, esquina da rua Alabama (próximo a estrada de São Miguel)
Entrada: gratuita
Lago dos Patos
Atrações: comidas típicas, como pamonha, canjica, curau, bolo de milho, caldos, tapioca, doces em geral. Brincadeiras tradicionais como pescaria, boca do palhaço, cadeia e correio elegante. E atrações musicais com as duplas caipiras e grupos como Os Garcias, Guaru Caipira, Da Costa e Lino Rey e o grupo Forró Daki
Diferencial: encontro de quadrilhas juninas que virão de diversas regiões da cidade.
Barracas: mais de 20 opções
Data: dias 22, 23 e 24 (sexta, sábado e domingo)
Horário: sexta-feira das 19h às 22h, sábado e domingo das 17h às 22h
Local: rua dos Coqueiros, 74 – Vila Galvão (em frente Lago dos Patos)
Entrada: gratuita
EPG Tom Jobim
Atrações: comidas típicas como: pipoca, canjica, doces de amendoim, paçoca, pastel, churros, sorvete, algodão doce, batata frita, cachorro quente. Apresentações de danças típicas dos alunos e a participação do cantor mirim, Douglas, aluno do 5º ano.
Diferencial: a festa tem como foco danças típicas e músicas do grande compositor brasileiro Luiz Gonzaga, em homenagem ao centenário de seu nascimento.
Barracas: cerca de 10 barracas opções
Data: 30 (sábado)
Horário: das 12h às 17h
Local: avenida Coqueiral, 90 – Cidade Seródio
Entrada: gratuita
Arraiá do Teatro Padre Bento
Atrações: Dia 29: 19h – Quadrilha do Centro de Referencia do Idoso, 20h – Quadrilha de clow, 20h30 – Os Garcia, 21h30 – Quadrilha do público. Dia 30: 19h Quadrilha do Projeto Vida, 20h Minelli e João do Prado, 21h30 – Quadrilha do público. Dia 01: 18h30 – Quadrilha Infantil do Ponto de Cultura Jardim Vermelhão, 19h30 – Quadrilha juvenil do Ponto de Cultura Jardim Vermelhão, 20h – Fernando e André, 21h – Quadrilha do público. (a programação dos dias 6,7 e 8 de julho não foram fechadas)
Diferencial: Neste ano teremos 28. Teremos também uma quadrilha para o público participar.
Barracas: 28 opções
Data: 29 e 30 de junho 1/6/7 e 8 de julho (sexta-feira, sábado, domingo, sexta-feira e sábado)
Horário: Sextas e sábados das 19h às 22h e Domingos das 18h às 22h
Local: Teatro Padre Bento – rua Francisco Foot, 03 – Jardim Tranquilidade
Entrada: gratuita
Arraiá da Mulher na Casa da Mulher Clara Maria
Atrações: comidas típicas (pipoca, algodão doce, canjica, arroz doce, caldo verde, bolos, maçã do amor, cachorro quente, entre outras), brincadeiras juninas e a atração musical Cawboy Félix.
Diferencial: Este ano a festa será realizada na quadra de lazer da Comunidade Ponte Alta, ao lado da Casa da Mulher Clara Maria IV, inaugurada em 08 de março, deste ano.
Barracas: 11 opções
Data: dia 30 (sábado)
Horário: das 17h às 22h
Local: Quadra de Lazer – avenida José Rangel Filho – Jardim Ponte Alta
Entrada: gratuita
Paróquia São Pedro Apóstolo
Atrações: barracas de comidas (pastel, fogaça, batata, churrasco, crepe, doces, pernil, pizza, bolinho de bacalhau e caldo verde), de jogos (argola, basquete, bingo americano, roleta, pesca), haverá também sorteio de brindes.
Diferencial: a alheira, também conhecida como chouriço, é um tipo de embutido defumado feito com carnes de frango e de porco, pão e azeite. É uma especialidade portuguesa consumida principalmente no inverno, pura, como aperitivo, ou nas refeições acompanhada principalmente por batatas. Há ainda quem goste da alheira doce, que é feita de forma semelhante à tradicional, acrescentando-se ao sangue do boi um litro de mel.
Barracas: cerca de 11 opções
Data: 23 e 24 (sábado e domingo)
Horário: das 17h às 22h
Local: rua São José, 137 – Vila Galvão
Entrada: gratuita
Arraiá da Beleza Onodera
Atrações: comidas e bebidas típicas (mini dog, mini pizza, crepe, churrasquinho, pipoca, agodão doce, maçã do amor, doces diversos, quentao, vinho quente); brincadeiras típicas, como pescaria com brindes e brincadeiras relacionada à saúde, também com brindes; sorteios de tratamentos e cestas de produtos de beleza; música; danças típicas e apresentação country.
Diferencial: brincadeira relacionada a saúde, com brindes de parceiros; promoção traga uma amiga e se sua amiga se tornar cliente Onodera, você ganha um cheque no valor de 50% do tratamento dela, mais 5 treinamentos na Academia Curves Guarulhos
Barracas: 9 opções
Data: 21 (quinta-feira)
Horário: a partir das 17h30
Local: Onodera Guarulhos – avenida Salgado Filho, 1183 – Parque Renato Maia
Entrada: gratuita