A partir deste mês, escolas e praças de Guarulhos terão exibições de curta-metragens – com temática infanto-juvenil – voltada para estudantes e a comunidade. A iniciativa faz parte do projeto Cineminha na Escola e na Praça e é realizada pela Papillon Cinema e Vídeo, com patrocínio da EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, e apoio do Instituto EDP.
A ação selecionou curtas-metragens para participar de mostras audiovisuais que serão exibidas em Guarulhos e outras três cidades da área de concessão da Distribuidora. As primeiras ações acontecerão no bairro de Cidade Soberana e Cidade Parque Brasília, com duas apresentações em cada local – uma na escola e a outra aberta ao público.
Após a exibição na escola, os estudantes do 4º e 5º ano também participarão de oficinas de desenho e animação, onde trabalharão com um fenaquistoscópio*, auxiliados pelos professores.
* Equipamento que cria a ilusão de movimento, formado por dois discos de papel ligados um ao outro por meio de uma haste fixada no centro. Quando os discos são girados, o espectador vê as imagens do primeiro disco em movimento através das frestas do segundo.
Confira onde o cineminha estará:
APRESENTAÇÕES PARA A COMUNIDADE*
9 de maio (quinta-feira), às 18h
Praça Estrela (Avenida Monte Alegre, s/n – Cidade Soberana – Guarulhos/SP)
6 de junho (quinta-feira), às 19h30
EPG Graciliano Ramos – quadra da escola (Rua Juramento, 582 – Cidade Parque Brasília – Guarulhos/SP)
*aberto ao público
APRESENTAÇÕES NAS ESCOLAS**
9 de maio (quinta-feira), às 11h30
Local: EPG Pastor Luiz da Fonseca (Avenida Monte Alegre, s/n – Cidade Soberana – Guarulhos/SP)
6 de junho (quinta-feira), às 16h30
EPG Graciliano Ramos (Rua Juramento, 582 – Cidade Parque Brasília – Guarulhos/SP)
**somente para estudantes
Para mais informações sobre o projeto:www.cineminhanaescolaenapraca.com.br
Sobre o Cineminha na Praça e Escola
Selecionado via edital social EDP 2012: Desenvolvimento Humano e Social, o projeto tem como foco no público infanto-juvenil de escolas públicas e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Serão produzidas mostras gratuitas de curtas-metragens brasileiros, seguidas de oficinas de desenho e animação em três cidades. As mostras serão realizadas em escolas públicas, por bairro, para crianças entre 5 e 12 anos, e sessão aberta à comunidade. Cada escola receberá um fenaquistoscópio para que os professores possam, também, realizar atividades de desenhos de animação em sala de aula.