Todos os espetáculos têm entrada gratuita e os interessados devem retirar ingressos na bilheteria uma hora antes do início de cada apresentação.
A MAC tem o objetivo de mapear e divulgar a produção artística em artes cênicas na cidade. A mostra começou no dia 4 de outubro e a programação teve mais de 40 peças gratuitas para a população. De acordo com o secretário Edmilson Souza, o evento é importante porque possibilita a valorização de artistas locais, assim como oferece a oportunidade de públicos de diversas idades terem acesso a espetáculos gratuitos.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 25 / sexta
20h – “O Mambembe” – Cia. Mater Amabilis
É a história de uma companhia teatral que viaja pelo interior do país, enfrentando todo o tipo de dificuldade para realizar seus espetáculos e atrair público. A peça, uma espécie de hino de amor ao teatro, apresenta, com muita graça, o enredo centrado nas personagens Laudelina, mocinha que deseja ser atriz, e Frazão, o empresário do grupo mambembe. Comédia. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
Dia 26 / sábado
14h – “A Mendiga” – Cia. Lanterna Teatro
Em uma noite de Natal, uma mulher de classe média alta é surpreendida por uma mendiga que por três vezes seguidas bate à sua porta em busca de comida. Drama. 40 min. Classificação Livre. Local: Teatro.
15h30 – “No último andar é mais bonito: é lá que eu quero morar” – Cia. Dorcelina
Exercício cênico criado coletivamente a partir da apropriação lúdica do poema de Cecília Meireles, “O último andar”. Infantil. 20 min. Classificação: Livre. Local: Auditório).
16h – “Jó e Thamar” – Grupo de Teatro Cristão Ágape
A peça retrata o cruzamento das histórias de Jó e Thamar. Tem por temática a resiliência cristã por meio da fé em Deus frente a situações desesperadoras como a perda de entes queridos, destruição de bens materiais, doenças graves e estupro. Drama. Duração: 30 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
17h30 – “Sob os Limites da Insanidade” – Cia. Insano Movimento
Uma bailarina, completamente perdida em seus vícios, sequestrada no auge do sucesso: uma bomba prestes a explodir e a por um fim em tudo e a insanidade de um amor. Drama. 80 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
19h – “Atravessamos: a história de Sofia” – Teatro La Casa del Perro (espetáculo convidado)
Há momentos na vida que devemos atravessar. Nós, encharcadas de fronteiras e de abismos internos, cedo ou tarde somos chamadas a empreender a viajem levando as histórias, feridas e fortalezas de nossas antepassadas. Esta, também, é a história de Sofia, uma mulher que como muitas outras, atravessa o deserto para voltar ao “lar”. No caminho, descobrirá que a única coisa que pode devolver-lhe a valentia e dar-lhe fortaleza para vencer é a voz desses contos antigos que revivem cada vez que alguém necessita escutá-los. Baseado em contos da tradição oral de distintos cantos do mundo. Tragédia. 60 min. Classificação: 14 anos. Idioma: Espanhol. Local: Teatro.
19h30 – “Guizos” – Cia. Experiência O Teatro do Excluído
Narrativa dos seis meses de uma conturbada relação entre um médico e um menino de 9 anos, a peça fala sobre os desgastes cotidianos e sobre a loucura. – Drama. 40 min. Classificação: 18 anos. Público limitado a 35 pessoas. Local: Auditório.
20h – “Código da Vinci” – Cia. Centopéicos
A intervenção narra o aparecimento e a queda de Lúcifer. Após sua queda, surge o rei dos apóstolos, que oferece o seu alimento que rejeita; mas mesmo após sua rejeição ele é levado. Drama. 20 min. Classificação: Livre. Local: Saguão.
20h30 – “Os Filhos da Dita” – Cia. Arlequins (espetáculo convidado)
Ambientado no período da Ditadura Militar no Brasil, o espetáculo visa a permitir ao “indivíduo” sentir que é real o preceito de que é o homem que constrói a sua história, e não fortalecer a afirmação que a história acabou e que vivemos no melhor dos mundos possíveis é nosso objetivo. Local: Teatro.
Dia 27 / domingo
14h – “O Palhacinho e a Rosa” – Baú de Luz
Um palhacinho triste, chorando, senta-se em um canto de um jardim e encontra uma rosa falante que diz a ele sobre todo o encanto da natureza: e assim a história se desenrola. Infantil. 45 min. Classifi cação Livre. Local: Teatro.
16h – “Tipo… Família!” – Grupo Arte Anônima
Será mesmo que família é tudo igual? O espetáculo mostra a irreverência de uma família para lá de diferente: um casal que enfrenta a rotina do casamento de forma bastante ácida, com filhos e genro nada convencionais. Comédia. 60 min. Classificação: 14 anos. Local: Teatro.
17h – “Sequestro” – Sotero Cia. de Teatro
Espetáculo que retrata uma mulher sequestrada de seus valores, representando a humanidade contemporânea violada de seus direitos e sem consciência de que está aprisionada. Mas quem poderá libertá-la? O sistema? Monólogo / Drama. 35 min. Classificação: 18 anos. Local: Sala de Memória.
18h – “A Consulta” – Trupe Zoé
Uma viúva se sente doente e decide ir ao médico, porém ao se enganar, erra a porta e acaba entrando no consultório de um advogado, por quem se apaixona. A descoberta de uma mentira e de um amor à primeira vista, a juventude aflorada e uma paixão proibida. Drama. 40 min. Classificação: 12 anos. Local: Teatro.
19h – “A Cobra vai Fumar” – TUOV (Teatro Popular União e Olho Vivo) (espetáculo convidado)
A partir de relatos de ex-pracinhas da Força Expedicionária Brasileira, que combateu em Monte Castelo e outras regiões da Itália na Segunda Guerra Mundial, o Olho Vivo conta, em forma de fragmentos, um pouco de um passado ainda presente. Como se a memória teimasse em esquecer e lembrar. Teatro de Rua. Local: Teatro.
Serviço:
Adamastor Centro – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.