Variedades

Exposição de arte acessível para deficientes visuais chega ao Aeroporto de Guarulhos

Mostra coletiva “Percepções: arte para todos” mescla pintura, poesia e fotografia pelo uso do tato e audição

O Espaço Cultural GRU Airport inaugura, a partir de domingo, 17/11, a exposição coletiva “Percepções: arte para todos”, com obras voltadas para pessoas com deficiência visual. É a primeira vez que o maior aeroporto do Brasil exibe uma coleção artística especialmente destinada para este público. As peças expostas são originais de três outras exibições independentes realizadas anteriormente no Brasil e no exterior.

 

A mostra apresenta diferentes linguagens complementadas por técnicas de inclusão, como braile e audionarração. Entre os expositores está o artista plástico paulista Adélio Sarro, cujas pinturas já foram expostas em museus e galerias de arte das principais capitais brasileiras e de países como França, Polônia, Rússia e Alemanha. As obras de Sarro são conhecidas por abordar a condição social do ser humano através do uso das cores e formas do corpo para transmitir sensações de sonhos e esperança. O público poderá explorar o conteúdo pela textura adotada na tela e por uma leitura poética da obra em braile.

 

Além de Sarro, outros dez artistas fazem uma releitura visual dos textos da poetisa chinesa Yu Xuanji (844 – 869 d.C.), uma das principais representantes femininas da poesia oriental da idade média. Cada autor resgata uma técnica diferente aliada à uma narração da poesia para compor a obra final. A proposta foi criada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) que já expôs os trabalhos nos campi da instituição pelo estado de São Paulo.

 

A mostra “Percepções: arte para todos” encerra o calendário 2013 de exposições do GRU Airport. Para marcar o evento, parte das obras poderá ser conferida no saguão do aeroporto durante todo o período de exibição. O Espaço Cultural está localizado no corredor de interligação entre os terminais 1 e 2 e pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 6 de janeiro. A entrada é gratuita.      

Posso ajudar?