A exposição faz uma reflexão sobre o triste fato histórico ocorrido em 24 de abril de 1915 ao povo armênio. Segundo um dos porta-vozes da comunidade, Sarkis Karamekian Jr, que é o fundador da rádio Armênia Eterna e do clube Juventude Armênia Fedainer F.C, na madrugada de 23 para 24 de abril, de 1915, o governo turco promoveu uma perseguição aos Intelectuais armênios, professores, profissionais de diversas áreas, que foram expulsos dos seus lares e levados para um lugar ignorado até hoje. Milhares de crianças, jovens, adultos e idosos foram executados, enforcados, mulheres estupradas, grávidas mortas com baionetas na barriga, homens queimados vivos. No dia 24 de abril fará 99 anos e o Governo Turco nega reconhecer o genocídio armênio, juntamente com os Estados Unidos e Israel que também sofreu o holocausto (30 anos depois).
Samvel Gabrielyan que chegou a ser um dos membros da União dos Artistas da URSS e que foi premiado duas vezes com o prêmio ''República de Nagorno Karabakh'', alem de expor as suas obras que retratam esse triste episódio, também fará uma palestra para discutir o assunto.
A suas obras já foram expostas em vários países (EUA, Grã-Bretanha, Itália, Alemanha, Grécia, Chipre , Finlândia, Egito, Líbano, Emirados Árabes Unidos….). Hoje mais de 1.000 obras fazem parte das coleções particulares em vários países estrangeiros.
Essa exposição conta com o apoio do vereador Gustavo Henrique Costa (Guti), autor da lei em que o Município de Guarulhos reconhece o Genocídio Armênio, pela lei nª 7106 Projeto de Lei nª3.533/2012 ''O Dia em homenagem e solidariedade ao povo armênio em Guarulhos será sempre lembrado como ''Armênia Eterna''.
A exposição será realizada pela Secretaria de Cultura de Guarulhos no dia 17 de Abril de 2014 na Sala de Artes das 11h às 14h na Av. Monteiro Lobato, 734- 1º andar- Macedo- Guarulhos-SP. Mais informações pelo telefone (11)2087-4192