Variedades

Confira os principais destinos de SP para celebrar a Semana Santa

Entre os destinos, destacam-se Aparecida, Santana de Parnaíba e Piracicaba, todos apoiados pelo Ministério do Turismo. O segmento motivou 3,94 milhões de viagens pelo país em 2012

O estado de São Paulo tem destinos turísticos religiosos que atraem visitantes do Brasil e do exterior. Durante a Semana Santa, com início no Domingo de Ramos, até o domingo de Páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo, inúmeras cidades celebram a data religiosa e recebem milhares de visitantes, interessados em pontos turísticos com apelo religioso, missas e procissões. 

O município de Santana de Parnaíba recebe milhares de fiéis. Este ano, a encenação está programada para os dias 17, 18 e 19 de abril, na Barragem Edgard de Souza, km 40 da Estrada dos Romeiros, com entrada franca. O Ministério do Turismo (MTur) ajuda a divulgar o roteiro, investindo mais de R$ 240 mil para a implantação de totens interativos e mapas turísticos com informações culturais da cidade. 

Ao apoiar o turismo religioso, o MTur contribui para a geração de renda para as populações locais e para o desenvolvimento regional. Estima-se que pelo menos 15 milhões de brasileiros se movimentem por ano entre os mais diversos destinos religiosos no país. “O turismo cria empregos e gera uma melhor distribuição de renda”, disse o ministro do Turismo, Vinicius Lages. Em 2012, cerca de 3,94 milhões de viagens domésticas tiveram motivação religiosa. 

Em Aparecida, a Semana Santa tem programação extensa. Na quinta-feira haverá orações no Santuário Nacional o dia todo e a noite a missa da Ceia do Senhor, também chamada de celebração de lava-pés. Na Sexta-Feira Santa, terá a tradicional caminhada ao Morro do Cruzeiro, conhecida como Via Sacra, que atrai milhares de fiéis. O Santuário Nacional recebe romeiros e peregrinos, sendo o dia mais movimentado o Domingo de Ramos. Durante o ano de 2012, o santuário foi visitado por 11 milhões de romeiros. No ano passado, o MTur investiu R$ 143 mil para o fortalecimento do turismo religioso na cidade. 

A cidade de Piracicaba realiza o espetáculo "Paixão de Cristo Pelo vigésimo quinto ano consecutivo, entre os dias 13 e 20 de abril, durante a Semana Santa, em uma encenação com cerca de duas horas de duração. O espetáculo conta com a participação de mais de 500 pessoas, entre atores e figurantes. As oito apresentações acontecem entre os domingos de Ramos e de Páscoa. 

O local da encenação é o Parque Engenho Central, antiga usina de açúcar localizado às margens do rio Piracicaba. Lembrando uma verdadeira cidade cenográfica a céu aberto, a história transcorre em cenas simultâneas, que permitem ao público uma completa visibilidade dos 10 palcos que compõe toda a estrutura, onde se desenvolvem 45 cenas. A arquibancada tem capacidade para 2.500 pessoas. O espetáculo tem inúmeros efeitos cênicos e técnicos. A dramaticidade da trilha sonora, com os recursos utilizados, como carruagens, soldados e artistas, remetem o espectador à época. 

Posso ajudar?