Neste mês, as bibliotecas Orobó Jardim Guaracy e Monteiro Lobato realizam oficinas gratuitas de fanzine.
Serão três encontros no Jardim Guaracy e quatro para quem optar pela biblioteca que fica na região central. As oficinas oferecerão os primeiros contatos com a diferente forma de comunicação.
Nos cursos, além da prática da produção do fanzine, também serão debatidas questões como a origem da publicação e a sua relevância em processos de democratização da comunicação, bem como outras linguagens, como literatura e jornalismo, que dialogam diretamente com essa forma de produção.
Na Biblioteca Orobó Jardim Guaracy, as oficinas acontecem nos dias 13, 20 e 27, sempre às 15 horas. Os interessados podem fazer a inscrição no local, que fica na rua dos Vigilantes, 201, Jardim Guaracy. Mais informações pode ser obtidas pelo telefone 2499-3112.
Já a Biblioteca Monteiro Lobato recebe as oficinas nos dias 8, 15, 22 e 29, às 15 horas. As inscrições para esta unidade podem ser feitas na Secretaria de Cultura, com a equipe da Ação Cultural, na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, ou pelos telefones 2087-4177 ou 2087-4198.
Sobre o fanzine
É uma espécie de revistinha, mas feita e produzida artesanalmente, com colagens, desenhos, texto do próprio organizador, fotocópias. Também conhecida apenas como zine, tem a origem de seu nome das junções das palavras fã e revista, em inglês. Porque é isso, uma revista feita por fãs de algum tema. Há fanzines de cinema, de música, de poesia, de política, qualquer assunto pode virar temática.
Essa forma de comunicação ganha visibilidade durante o movimento punk e sua ideologia do faça você mesmo. Atualmente, muitas pessoas fazem fanzines, e depois os trocam em feiras de artes e debates independentes, distribuem em diversos espaços e alguns são até mesmo vendidos a preços módicos.