MIGUEL CHAIA, colecionador
“Tomie era aberta para o mundo e completamente ligada ao campo da arte. Ela trouxe uma contribuição importante para a arte brasileira, desenvolveu permanente equilíbrio entre a geometria de tradição construtiva e a abstração informal e incorporou a luz solar do Brasil nos trabalhos. Pessoa que foi sentido de mestra. Para mim, minha referência na arte”.
AGNALDO FARIAS, professor e curador
“Tomie ocupa lugar especial dentro do nosso panorama artístico e a contribuição dela para a cor e o gesto apurou o nosso olhar”.
PAULO SÉRGIO DUARTE, crítico: Eu acho que a perda de Tomie é muito grande. Não somente foi uma das pintoras mais importantes das últimas décadas no Brasil, como uma pessoa extraordinária, uma grande dama, uma pessoa que contribuiu além disso, fixando-se no Brasil. Teve dois grande filhos: o Ruy é inevitavelmente um capítulo na história da arquitetura moderna no Brasil. E o Ricardo conduziu a Cultura no estado de SP e conduz hoje muito bem um centro importante de difusão das artes visuais, o Centro Tomie Ohtake. Ela vai ficar pra sempre em nossas memórias.
MARCELO ARAUJO DE MATTOS, Secretário de Estado da Cultura
Com enorme tristeza a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo recebeu a notícia da morte de Tomie Othake. Mais do que uma artista de qualidade inigualável, Tomie era ela própria um símbolo da nossa identidade cultural: imigrante, mas paulistana de coração; versátil em sua arte e empreendedora em suas técnicas, trabalhadora incansável – uma síntese de São Paulo. Com uma obra sofisticada, Tomie alcançou o reconhecimento popular reservado a poucos artistas contemporâneos. No ano passado, a Secretaria da Cultura teve a honra de homenageá-la como Destaque Cultural do Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura. Uma singela lembrança perto do legado que ela deixa para a arte e para a cultura paulista. Tomie segue presente em nossos museus, ruas e praças, e no trabalho do Instituto Tomie Othake, que continuará preservando e difundindo seu legado. Neste momento, toda a equipe da Secretaria da Cultura oferece seu conforto e sua solidariedade à família e aos cidadãos de São Paulo.