Dizem que, no Brasil, o ano só começa depois do carnaval. Neste 2015, para os orientais, esta afirmação é verdadeira. Nesta quinta-feira (19) começa o Ano Novo Chinês,data que celebra a primeira Lua Nova do ano. Os chineses relacionam o recomeço de cada ano com um animal e em 2015 a representação será o Carneiro ou a Cabra.
Segundo o acupunturista e especialista em artes e filosofia oriental Julio Ganiko, as características dos animais mostram como será o ano. “Em 2014 tivemos o ano do cavalo, que tem como características principais a liderança e ser selvagem. O Brasil, por exemplo, seguiu como um cavalo selvagem, sem rumo, não havia um líder para domar e acabamos caindo do cavalo”, explicou.
Julio conta que a cabra ou o carneiro demonstra que o novo ano será tranqüilo, já que o animal é calmo, tem os pés no chão e não costuma correr, além de produzir muitas coisas, como a carne, o leite e a lã. "Ou seja, pode ser considerado como o ano da produtividade".
Porém, Ganiko lembra da frase “todo rebanho precisa do seu pastor”. Segundo ele, isto significa que para quem está empregado o ano será bom. "É o momento de se estabilizar ou mudar de emprego. Já para o empresário, 2015 será difícil, pois será um ano para obedecer e não mandar"
Os rituais do Ano Novo Chinês, acontecem de diversas maneiras. Há quem entregue dinheiro para parentes em envelopes vermelhos. Segundo os orientais, a cor representa prosperidade e riqueza, Há também os que escrevem mensagens para que seja um ano de boa colheita, saúde e outros pedidos que são colocados em lanternas como balões para que as palavras sejam levadas para o universo.
Os orientais também relacionam o novo ano a elementos da natureza. Neste caso, será o ano da madeira, Ganiko explica que ainda dá tempo de fazer um ritual para iniciar o ano. “É possível plantar ou presentear alguém com uma árvore, podar seu bonzai, presentear com algum objeto feito com madeira para um parente ou amigo”. E completa: “você vai colher o que plantar”.