Turismo vem do latim tornus-tornare, dar voltas e retornar ao mesmo lugar, isto é voltar para a sua casa. Não é uma ciência, não necessita de grandes recursos, mas de muita criatividade.
Guarulhos tem Natureza exuberante, parques e praças, 454 anos de história, tradições, cultura, lazer e infelizmente não tem turismo. A única referencia é o Aeroporto Internacional e os estrangeiros que aqui desembarcam, vindos de todas as partes do Mundo, entendem Guarulhos como sendo um bairro de São Paulo e não um grande município.
São muitos os benefícios que o turismo proporciona, além da redução da pobreza e inclusão social. O que nos falta? Articulação? Sites atualizados, colaboração dos atores da iniciativa privada. Guarulhos ficou conhecida como a cidade dormitório. Muito próxima à capital, a população em sua maioria trabalhava em São Paulo.
Legenda da foto: Vista área do Aeroporto de Cumbica, sem data. Acervo: Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos.
Podemos transformar cada cidadão em colaborador, colocar a administração para conversar e organizar a cidade, mantendo limpa, preservando o patrimônio histórico cultural, e mudar a frase que se ouve constantemente: Guarulhos não tem nada, para: Guarulhos tem tudo.
* Guia de Turismo, cofundadora da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico