Variedades

Projeto Reciclando estimula a criatividade através de materiais descartados

O projeto Reciclando, Recriando e Empreendendo estimula a criatividade através de materiais que seriam descartados no lixo. “Os meninos” como são conhecidos os idealizadores e professores acreditam que com imaginação e mão na massa tudo pode mudar.
 
O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano. Os resíduos dispensados na natureza se tornaram um dos maiores problemas ambientas em escala global. O crescimento da população estimula o aumento na quantidade de resíduos sólidos e líquidos.
 
Preocupados com estes dados e com a forma como o material tem sido recolhido e reciclado, André Ferreira, de 40 anos é pisco pedagogo e engenheiro de computação e Caius Ruskin, de 30 anos designer gráfico, fotografo e designer de interiores, desenvolveram o projeto para ajudar pessoas a aumentarem sua renda através de produtos criados a partir dos materiais encontrados nos lixo, vias e rios espalhados pela cidade.
 
O Reciclando, Recriando e Empreendendo recebe pessoas de todas as classes sociais que queiram trabalhar com materias recicláveis. “Nós recebemos de catadores a empresários, sem discriminação e todos no mesmos grupo, a interação é incrível. Já tivemos pessoas que conseguiram emprego em uma de nossas turmas” contou André.
 
As aulas acontecem as segundas e sextas-feiras e não temas fixos. “Nós usamos o que tem, se hoje tiver pneu, faremos puff, se amanhã tem copinhos partimos para as luminárias, e se não tem material nós levamos os alunos junto para recolher material perto de rios ou até mesmo as margens da Fernão dias” explicou Caius.
 
“Nós queremos mudar um pouco a mentalidade de quem usa a reciclagem como modo de sobrevivência, um exemplo, porque ganhar pouco vendo apenas as garrafas pet se você pode faz uma poltrona e ganhar mais que o dobro” disse Caius.
 
Toda a casa onde funciona o Ateliê e residência dos “meninos” é decorada por eles. André conta que a sede é utilizada para todas as funções, há um escritório onde eles atendem clientes que queriam decorar suas casas e comprar os produtos confeccionados, além de funcionar como estúdio para gravações de programas que são apresentados pelo Caius, no quintal funciona o ateliê, a sala de cursos e espaço para apresentação de alguns objetos.
 

Posso ajudar?