Catedral Nossa Senhora da Conceição, ano de 2015. Acervo: AAPAH/Bruno Leite de Carvalho.]
Os nossos antepassados, já empreendiam aventuras arriscadas, por necessidade, por vontade de conhecer novas terras e por prazer. Atraídos pela curiosidade, se deslocavam para localidades próximas, assim foram surgindo os Atrativos Turísticos. Alguns encontrados na natureza, como cachoeiras, trilhas.
Temos arquitetura com vários estilos, desde o barroco colonial ao contemporâneo e eclético. As tradições folclóricas da regiãotem fortevalor religioso. Guarulhos é uma cidade de muitos atrativos, mas pouco valorizados. Como a centenária Festa de Bonsucesso.
Não temos canteiros de flores nas praças. Na Getúlio Vargas, a fonte luminosa jorra um volume de água minúsculo, o coreto está abandonado, isso tudo em uma das principais praças do município, que já abrigou um histórico time de futebol.
O marco da fundação da cidade é a igreja, hoje Catedral Nossa Senhora da Conceição, o comércio foi se expandindo ao seu redor, tornou-se centro movimentado mesclado com partes da história da fundação de Guarulhos e da modernidade como a fiação elétrica subterrânea, no calçadão da rua Dom Pedro.
O Poli Shopping na mesma rua que foi o pioneiro ao instalar a primeira escada rolante e elevador panorâmico na cidade de Guarulhos.
O que de princípio parece insignificante, na verdade, é de grande valor Turístico Cultural, assim poderia ser utilizado para importante estratégia econômica e social. Os atrativos existem, mas é preciso valorizar e investir em infraestrutura para o turismo local crescer.
Serviço:
Cinema e direitos humanos: roda de conversa sobre a maioridade penal com a exibição do filme "Última Parada 174".
No próximo sábado (25/04), às 10h, exibiremos “Última Parada 174”, filme brasileiro de 2008, dirigido por Bruno Barreto. O filme é uma ficção baseada na história verídica de Sandro Barbosa do Nascimento, menino de rua do Rio de Janeiro que sobreviveu à chacina da Candelária e, em 2000, sequestrou um ônibus. Em tempos de discussão sobre a maioridade penal, o filme é uma oportunidade interessante para se pensar a questão da maioridade numa perspectiva mais concreta e processual. O personagem do filme, longe de ser inocente faz as suas escolhas, mas todas determinadas pelas circunstâncias de sua vida. A AAPAH promove este debate com o objetivo de pensarmos o impacto da redução da idade penal.
Nesta conversa, o convidado é o advogado Adriano de Souza Silva, diretor-geral da AAPAH e Membro da Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP – Subseção Guarulhos.
ONDE: Ponto de Cultura da AAPAH – Rua Mãe dos Homens, 1031 – Sala 2. Gopoúva. Guarulhos – SP. 10h.
A participação no evento será certificada.
Grátis.