Variedades

Professor da Unifesp de Guarulhos lança o livro de poemas Bocoió

Alexandre Filordi de Carvalho é conhecido por suas instigantes aulas de Filosofia, no campus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Destaque como um dos docentes que mais publicam na área acadêmica, ele, agora, dá vazão a outra vertente de escrita, estreando como autor de poemas com o livro Bocoió. Alexandre sempre se interessou por poesia, mas enveredou por esses caminhos para valer quando passou a publicar os poemas no Facebook, onde amigos puderam ter contato e opinar sobre eles. A experiência incentivou o autor a levar as produções da rede social para seu primeiro livro neste seguimento literário.
 
Os poemas apresentam uma mensagem sobre como poderíamos viver melhor, de forma mais leve, trazendo à tona a simplicidade "tão necessária nos dias atuais", nas palavras do autor. Eles tratam também dos afetos, do amor, das perdas e de suas superações. Destaca-se, na obra, a força com que o leitor é envolvido pela linguagem elevada das produções poéticas. Como afirma Geruza Zelnys, na orelha do livro, esses poemas são um convite a passagens secretas nas palavras.
 
             Bocoió refere-se a uma espécie de personagem, alter-ego do autor, com um pé na loucura e outro na filosofia, mas, acima de tudo, em busca de um mundo sem governo e cabrestos. A partir dessa perspectiva, os poemas do livro trazem a ideia de que o sentido da vida está na própria poesia que nasce dela. "O resto é firula", enfatiza Alexandre. 
 
            Lucidez, incompreensão e passagem do tempo também marcam presença no livro. O autor fala de sertões, leveza e sentimentos. Reflete sobre salvar-se ou perder-se, vai do conserto ao concerto, filosofa e alinha palavras, transgredindo suas possibilidades e trazendo novos sentidos a elas. Alexandre cria figuras de devaneio como a centopeia que sapateava e atenta para a necessidade de se inventar a máquina de produzir silêncio. “Em toda poesia, trata-se de se gerar um ajuntamento solene do impossível e do impensado com o improvável, sempre em busca de uma alegria espantosa”, comenta o autor.
 
            O livro tem lançamento marcado para o dia 28 de Maio, quinta-feira, às 19 horas no Bar Canto Madalena, que fica na rua Medeiros de Albuquerque, 471, em São Paulo. Os poemas estão disponíveis no site da Editora Patuá
 
(http://editorapatua.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=330).
           
 
            Sobre o autor
 
            Alexandre Filordi é Pós-Doutor em Educação, Doutor em Filosofia e Educação e professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Guarulhos. Estuda os temas: educação, governamentalidade, sujeito, produção de subjetividades e de diferenças no campo educacional. Também é autor do livro: Foucault e a Função-Educador.
 
            Serviço:
 
            Lançamento do livro de poemas Bocoió de Alexandre Filordi
 
            28 de Maio, quinta-feira, às 19 horas
 
            Bar Canto Madalena, rua Medeiros de Albuquerque, 471, São Paulo
 
            R$ 35,00

Posso ajudar?