Conhecimento, diversão, entretenimento, história e lazer. Estas são as características apresentadas na inédita participação de Guarulhos no Roda SP, programa realizado pela Secretaria de Turismo do Estado, que se encerrou neste final de semana. Com boa adesão, munícipes esperam que esta iniciativa passe a integrar de forma definitiva o calendário da Pasta.
A cidade, ao lado de outras oito (Salesópolis, Suzano, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Ribeirão Pires), integra o Circuito Turístico das Nascentes. Foram 14 rotas, que apresentaram aos turistas de cada uma das cidades os pontos históricos e as riquezas que cada região possui. Três desses itinerários passaram por Guarulhos.
Na sexta-feira, o GuarulhosWeb embarcou na rota que tinha como destino as cidades de Guararema e Santa Isabel. Além dessa, o município também disponibilizou outras duas alternativas, que segundo informações apuradas, estavam entre as mais procuradas do Circuito. Elas partiam do Bosque Maia em direção a Itaquaquecetuba e Suzano.
Até a última quarta-feira, 24, dos 1000 embarques realizados nas 14 rotas disponibilizadas, 200 eram dos itinerários disponíveis em Guarulhos. Ou seja, 20% de adesão. O programa e a programação distinta atendiam interesses das mais diversas faixas etárias. A maior procura pelos destinos de davam para as viagens realizadas aos finais de semanas por famílias e jovens.
Entretanto, aqueles que tiveram a oportunidade de desfrutar do conhecimento histórico e do lazer proporcionado esperam que o programa Roda SP possa permanecer em Guarulhos nas próximas edições do Circuito Turístico das Nascentes. Eles também apontaram outras sugestões de municípios do Alto Tietê para integrar o roteiro.
"Foi muito bom. Foi ótimo. Tem mais chances de passear e conhecer cidades que estão tão próximas da gente e não conhecemos. Conhecimento das cidades e do patrimônio que elas têm, além da história. Deveria ter outras cidades. Nós fomos no roteiro de Suzano e optamos por este para conhecer a cidade de Guararema, apesar de já ter ouvido falar bem, nunca tinha vindo", disse a aposentada guarulhense Maria Lúcia.