Um grande caleidoscópio sonoro que vai do rock ao jazz. Assim pode ser definido o Vento Festival, primeiro evento de música independente de Ilhabela, que desembarca nesta quinta, 16, no litoral norte de São Paulo, e vai até domingo, 19. Com entrada gratuita, reúne grandes apostas da música brasileira. Céu, Tulipa Ruiz, Lira, Norma Nascimento, Saulo Duarte e a Unidade e a banda paulistana O Terno são os principais nomes do evento, que está em sua 1ª edição.
Artistas da cena independente também vão se apresentar no festival. Os destaques ficam por conta das bandas Holger, Guizado, Charlie e Os Marretas, Inky, Fidura, Piratas da Ilha, Fidura, Singapura, Caroço de Azeitona e o DJ Gago. Com realização da Prefeitura de Ilhabela e da Secretaria de Turismo, os shows serão abrigados na Vila, dentro do centro histórico da cidade.
A cantora e compositora Céu, que está celebrando 10 anos de carreira com o DVD Céu Ao Vivo, retorna ao Brasil após uma temporada intensa no exterior. Céu se apresentou em várias cidades dos Estados Unidos. Ela, que também passou pela Europa, África do Sul e Colômbia em 2012, toca no sábado, às 23h. Depois disso, a artista decidiu que queria concentrar sua agenda em território brasileiro. O show da turnê no País ganhou registro no despojado Centro Cultural Rio Verde, em São Paulo, em julho de 2014, e foi lançado em CD e DVD no fim do ano passado.
Já O Terno, formado por Tim Bernardes (vocal, guitarra e teclados), Guilherme DAlmeida (baixo) e o recém-incorporado Gabriel Basile (bateria), promete fazer um belo show no festival. O power trio, que lançou o segundo álbum da carreira no ano passado, o homônimo O Terno, e se apresentou na edição deste ano do Lollapalooza, agora é dono de um som mais coeso e maduro. Se em 66, primeiro trabalho da banda, eles buscavam identidade e sonoridade, agora os paulistanos encontraram uma personalidade mais consistente. Eles sobem ao palco nesta sexta, 17, às 21h10.
As novas composições de O Terno vão do rocknroll intenso e psicodélico até as baladas mais introspectivas, passando pela fase sessentista, o experimentalismo e o soul.
Tulipa Ruiz, que é o destaque da noite desta quinta, 16, às 22h30, vai tocar canções de seu terceiro disco, Dancê. Lançado no começo de 2015, o trabalho traz 11 faixas que mantêm a cantora em lugar destaque na cena da atual MPB. Esta é a primeira experiência dançante da artista. Versátil, Tulipa já apostou no rock em Tudo Tanto (2012) e no pop em Efêmera (2010). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.