Variedades

ESPAÇO AAPAH – Horto Florestal preserva o verde de Guarulhos

A primitiva cobertura vegetal do Município de Guarulhos é representada pela Mata Atlântica, também denominada Floresta Cantareira. Devido à expansão populacional e industrial, essa cobertura sofreu grande desgaste.
 
Atualmente algumas áreas foram preservadas, Parque Estadual da Cantareira (núcleo Cabuçu) com 2550 hectares, Fazenda de Itaverava, e alguns pequenos redutos da Mata situados na cidade como: Bosque Maia, Aeroporto.
 
Cerca de 30% do território ainda apresenta remanescentes florestais que contem rica biodiversidade. Em um recente levantamento realizado pela Secretaria do Meio Ambiente, foram identificadas 349 espécies de animais silvestres, entre mamíferos, aves, repteis e anfíbios, sendo 31 delas ameaçadas de extinção. Gato do Mato Pequeno, Gavião Carrapateiro, Jaguatirica, Suçuarana, Bugio, Gavião Pega Macaco, são alguns exemplos da fauna silvestre local. Sua conservação é prioritária para o Município. É possível encontrar também espécies representativas da nossa flora: tais como Samambaias, pau jacaré, manacá da serra.
 
O espaço é um grande complexo ambiental, funcionando ali o Horto Florestal, de Guarulhos. São 300 mil metros quadrados de ar puro, áreas verdes. Administrado pela Secretaria do Meio Ambiente, o local contribui para os projetos paisagísticos da cidade tais como: mudas de árvores para arborização e restauração de áreas degradadas. O local também dispõe de uma trilha monitorada de 1250 metros que com sorte e silencio é possível observar  alguns moradores da mata como saguis, esquilo serelepe, lagartos.
 
A reserva recebe grupos organizados de estudantes técnicos e demais interessados com idade superior a 12 anos para atividades de educação ambiental. Pesquisadores, estudantes universitários, técnicos para desenvolvimento de pesquisas cientificas com fins específicos para conservação da biodiversidade.
 
Mirante do Nhangussu
Bem próximo ao Horto Florestal, o bairro Água Azul abriga o Mirante do Nhangussu. Cartão postal (não oficial) da cidade de Guarulhos. O acesso é feito por uma trilha de baixa intensidade  e de aproximadamente 400 metros. Porém, íngreme. No topo formado por rochas, é possível visualizar alguns bairros do Município, o pico do Gil o mais alto de Guarulhos. No topo a rocha tem varias formas, e há espaço suficiente para sentar e apreciar a paisagem.   Pássaros da fauna a sobrevoam a região.            
 
*Guia de Turismo, cofundadora da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico.               
 

Posso ajudar?