Em 1966, um tema parcialmente composto em compasso 5/4, o mesmo usado pelo jazzista Dave Brubeck no clássico Take Five – a pioneira peça de jazz a usar essa métrica – entrou pela primeira vez nos ouvidos dos espectadores de televisão para nunca mais sair. O tema, composto pelo argentino Lalo Schifrin, conhecido por suas trilhas para filmes de ação (Bullitt, Magnum), acompanhou a série Missão Impossível em sua primeira fase (1966-1973), em sua ressurreição na TV, em 1988, além da série de filmes estrelada por Tom Cruise. Há cinco anos, o tema foi usado até mesmo num comercial da Lipton.
O sucesso do tema de Missão Impossível, que durava pouco mais de alguns segundos na apresentação dos créditos da série, agora pode ser ouvido numa caixa importada com seis CDs (US$ 99,98), lançada esta semana, em edição limitada (1.500 exemplares) pelo selo La La La Land Records, que traz desde os arranjos originais de Schifrin às contribuições posteriores de Gerard Fried, Don Ellis e Jerry Fielding.
A gravação original (de 1966) ainda é a melhor, trazendo feras do jazz como Bud Shank (sax), Dick Nash (trombone), Ray Brown (baixo), Shelley Manne (percussão) e Schifrin ao piano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.