A Vila Galvão é um dos bairros mais antigos do Município de Guarulhos, distrito da região norte da Grande São Paulo, próximo a tradicionais bairros como Tucuruvi, Jaçanã, Tremembé, Gopoúva e Picanço. Originalmente uma região agrícola.
Em 1910, Francisco Gonzaga de Vasconcelos, engenheiro de Bragança Paulista, fez fortuna com café, comprou a Fazenda Cabuçu, onde hoje está situado o bairro de Vila Galvão.
O crescimento deu-se em função da Empresa Cerâmica Paulista, primeira cerâmica mecanizada do Brasil com equipamentos importados da Alemanha. Os tijolos foram utilizados na Pinacoteca do Estado, Santa Casa de Misericórdia, Colégio Mackenzie, Museu Paulista, entre muito outro marcos importantes da capital.
Com a qualidade dos tijolos a demanda aumentou, fez com que se construíssem a Estação Vila Galvão, Ramal Guarulhos da E.F. Sorocabana para escoar a produção. Na década de 1940, o bairro ficou conhecido pelo Balneário de Vila Galvão. Local para pic-nic, com lago e salão de baile. Os visitantes chegavam com o transporte ferroviário que foi gradativamente sendo estendido até o centro de Guarulhos. O balneário recebia famílias e jovens de vários pontos do município.
Hoje o local abriga o Lago dos Patos, cartão postal de Guarulhos. As atrações atuais são os pedalinhos, a criação de peixes (é só jogar um miolinho de pão e lá vem um cardume), pista de cooper, o Espaço Prof. José Ismael (homenagem ao artista plástico que morou em Vila Galvão), quiosques de alimentação, o Teatro Nelson Rodrigues, mini museu, biblioteca e o Estádio Cicero Miranda.
O Teatro Nelson Rodrigues já recebeu artistas como Eva Vilma, Carlos Zara, Sergio Rabelo, Ari Toledo, José Vasconcelos, entre outros.
A principal fonte de economia do bairro consiste no comercio varejista como lojas de vestuário e calçados, magazines de utilidades domésticas das melhores marcas, atraindo grande número de pessoas dos bairros vizinhos.
O bairro abriga um dos clubes importantes do município, o Nosso Club de Vila Galvão, fundado na década de 1950. O local é próprio para a prática de esportes como tênis, voleibol, havia também a esgrima, que proporcionou várias medalhas em competições.
Em 2014, foi inaugurado o terminal de ônibus urbano, no espaço onde funcionava a Cerâmica Paulista. Foi preservada uma única parede em arcos e um dos fornos, que fica a disposição da população que por ali circula diariamente para utilizar o transporte público.
A Vila Galvão conta com bons restaurantes, pizzarias, temakerias, lanchonetes e padarias de alto padrão gastronômico. Lugar tranquilo para se morar com arquitetura residencial em estilo moderno, arborizado, tornando o clima ameno.