Muitos atletas profissionais e praticantes de atividades físicas buscam no consumo de albumina uma forma de conseguir obter massa muscular. Essa proteína é produzida no fígado e pode ser encontrada na clara do ovo desidratada, tendo uma forte influência nas funções metabólicas do corpo humano.
Ela age como um neurotransmissor no organismo, ou seja, é responsável por compor uma grande parte do plasma sanguíneo humano, levando as substâncias hidrofóbicas (que não fazem ligação com água) e moléculas para diversas partes do corpo e auxiliando no equilíbrio da água entre os tecidos e o sangue.
A albumina é formada pelos seguintes nutrientes: ácido glutâmico, ácido aspártico e leucina. Esse último é um aminoácido bastante importante para o desenvolvimento da massa muscular, pois intensifica a síntese proteica e as secreções insulínicas.
Essa proteína ainda traz muitos outros benefícios para o corpo: tem sua origem animal e traz consigo nutrientes importantes para o organismo (como vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e potássio); é uma excelente fonte de energia para atividades físicas.
Melhor recuperação e crescimento dos músculos
Os suplementos com albumina são muito comuns entre atletas praticantes de fisiculturismo, por exemplo, porque contribuem para a rápida recuperação do tecido muscular durante os treinos e, ao controlar os níveis de água nos tecidos do corpo, deixam os esportistas mais definidos.
Portanto, os efeitos desta proteína estão diretamente ligados aos músculos: com o auxílio da albumina, eles aumentam de tamanho e ficam mais fortes. Esse efeito é chamado de hipertrofia.
Desta maneira, os atletas conseguem desenvolver massa muscular enquanto realizam suas atividades físicas regularmente. Como bônus, esse tipo de suplementação diminui os efeitos pós-treino (fadiga, fraqueza física, entre outros).
Fácil adequação à dieta
Por conta do seu custo-benefício em relação ao “concorrente” Whey Protein, a albumina vem sendo bastante adotada por atletas e praticantes de atividades físicas. Ambos possuem o mesmo efeito, mas a albumina pode ser consumida durante as refeições ao longo do dia, e, assim, está sempre renovando a quantidade de proteínas no corpo.
Para pessoas que desejam perder peso, esse tipo de suplemento rico em proteínas tem uma influência na sensação de saciedade por conta da sua absorção mais lenta – isso faz com que naturalmente a pessoa coma menos. Aos adeptos de dietas ovo-lacto-vegetarianas (pessoas que não consomem carne, mas se alimentam de ovos e derivados de leite), esse suplemento permite obter o nível de nutrientes de três unidades de clara de ovo com apenas uma colher de sopa de albumina (14 g).
Assim como outros suplementos, essa proteína pode ser consumida em pó. Basta dissolvê-la em líquidos frios para não alterar sua composição, como água, sucos, vitaminas ou água de coco. As duas últimas opções são interessantes, pois podem englobar carboidratos à dieta.
Se você se interessou pela albumina, fica o alerta: antes de iniciar o consumo deste suplemento, é recomendado consultar um médico especialista ou um nutricionista.



