Alexandre da Silva Pires tem 43 anos e uma porção de receitas veganas para a ceia de Natal. Em entrevista ao GuarulhosWeb, ele compartilhou algumas delas e reflexões interessantes sobre o ato de comer. “Comer é um ato político. Minha motivação inicial era cuidar da minha saúde, eu cheguei a pesar 120 quilos, depois criei mais consciência de todo o processo e sobre a origem dos alimentos”, disse.
Ele tinha 33 anos quando mudou seu estilo de vida, influenciado por amigos vegetarianos e veganos. Revela ter aprendido que não há necessidade de consumir alimentos de origem animal do ponto de vista nutricional, já que existe uma grande variedade de produtos na natureza que ofertam as proteínas e nutrientes necessários.
Para o cozinheiro, a “necessidade” do ser humano em consumir alimentos de origem animal está no paladar, o que pode também ser suprido e com boas surpresas pelos preparos veganos. “No mercado hoje em dia há bastante opção vegana. Aqui tem bastante feira sobre o tema e hoje em dia há muita literatura e informação disponível na internet”, aponta Pires.
Recentemente ele completou o curso técnico de cozinha com ênfase em gastronomia e em nutrição e dietética. “Não adianta só tirar a carne do prato, é preciso aprender a compor as refeições de modo equilibrado nutricionalmente”, explicou o jovem, que acredita que a tendência é que cada vez mais as pessoas busquem restaurantes com opções de alimentação vegana.
Para ajudar os leitores veganos e aqueles que estão interessados em se aventurar no mundo do veganismo, o cozinheiro montou uma ceia de Natal com itens que ele garante serem fáceis de encontrar em supermercados, casas de produtos naturais e japonesas em Guarulhos.
Batatalhoada
Ingredientes:
5 cebolas médias, descascadas, inteiras;
2 cenouras médias, descascadas, cortadas em rodelas;
5 a 7 vagens picadas;
5 batatas médias, com casca, inteiras;
1 xícara de alga kombu desidratada;
1 tomate cortado em cubinhos, sem as sementes;
Caldo de legumes, temperos e sal a gosto;
Pimentões em tiras;
Azeitonas;
Azeite.
Finalização com cheiro-verde picadinho, pimenta biquinha ou dedo-de-moça fatiada, alho frito.
Modo de preparo:
Higienize os legumes, especialmente os que serão usados com casca, depois passe a cozinhá-los separadamente de modo que fiquem tenros, pois ainda irão ao forno. Em uma panela, ferva dois litros de caldo de legumes ou dois litros de água filtrada com dois tabletes de caldo de legumes (certifique-se de não conter ingredientes de origem animal).
Adicione cebola, alho e outros temperos e acrescente sal se achar necessário. Comece cozinhando primeiro as cebolas, retire em ponto ainda firme de cozimento e coloque em escorredor. Repita a operação com a cenoura, a abobrinha e a vagem, usando sempre o mesmo caldo de legumes para cozinhar e depositando os vegetais no escorredor.
Deixe as batatas para cozinhar no final, sempre separadamente. Se achar necessário, adicione mais água para cozinhá-las. Acerte também o sal. Depois de cozinhar todos estes ingredientes, coe e reserve o caldo de legumes que restou. Ligue o forno. Hidrate a alga com parte do caldo de legumes ainda quente. Depois disso, escorra bem.
Misture todos os ingredientes preparados em uma travessa própria para ir ao forno, incluindo o tomate, os pimentões e as azeitonas. Neste momento, pode adicionar pequenos dentes de alho crus (dependendo do seu paladar). Acrescente o caldo de legumes reservado em quantidade suficiente para que metade dos legumes fique submersa. Regue com azeite e leve ao forno a 200ºC até que borbulhe. Antes de servir, salpique o prato com o cheiro verde, a pimenta e o alho frito.
Mijadra (arroz com lentilhas)
Ingredientes
2 copos de arroz integral;
2 copos de lentilha;
1 cebola para refogar o arroz e a lentilha;
3 cebolas para fritar (em rodelas);
Sal, cominho e pimenta síria a gosto.
Modo de preparo:
Em uma panela grande refogue uma cebola picada em cubos. Adicione o arroz e a lentilha. Tempere com o sal, o cominho e a pimenta a gosto. Em seguida cubra com água fervente e deixe cozinhar até que esteja al dente.
Corte as cebolas em rodelas de aproximadamente 0,5 cm de espessura. Tempere com azeite e sal e jogue farinha para empanar. Frite em óleo quente até dourar. Escorra no papal toalha.
Monte o mijadra em uma travessa dispondo o arroz e por cima as cebolas fritas.
Malabi com calda de damasco
Ingredientes
Creme
600 ml de leite;
1 colher (sopa) creme de arroz;
4 pedras de misk*;
1 colher (sopa) de água de rosas;
1 lata de creme de leite;
Calda
500g de damasco em folha;
1 litro de água;
1 colher (sopa) de água de rosas.
* uma resina vegetal que tem um perfume e sabor exótico, encontrada facilmente em casas de comidas árabes ou gregas.
Modo de preparo
Prepare o creme: em uma panela, coloque o leite, o creme de arroz, as pedras de misk, a água de rosas e o creme de leite. Leve ao fogo médio e mexa até engrossar. Quando formar um creme denso, coloque-o em taças individuais e leve-as à geladeira.
Preparo da calda: pique o damasco e coloque-o para ferver na água de rosas. Quando engrossar, retire do fogo. Leve à geladeira e só coloque a calda por cima do creme na hora de servir.
Chá de hibisco
Ingredientes
3 colheres de sopa de pétalas de hibisco secas;
1 litro de água;
Açúcar a gosto;
Um pauzinho de canela.
Modo de preparo:
Ferva a água, desligue o fogo, acrescente as pétalas de hibisco e a canela em pau , tampe e deixe uns cinco minutos para descansar. Adoce a seu gosto e sirva quente ou gelado.