Artigos

ESPALHA FATOS – Orçamento

Orçamento

Terminadas as audiências públicas, agora os vereadores têm até o próximo dia 26 para enviar suas sugestões de emendas. Porém, segundo o presidente da comissão, Geraldo Celestino (PSDB), se a porcentagem de remanejamento de verba que o prefeito tem direito não for diminuída, os parlamentares continuarão “fazendo papel de bobo” frente ao Executivo.


Tem de pedir benção

Hoje o prefeito Almeida (PT) pode remanejar as dotações em até 90%. Celestino acredita que 30% do valor do orçamento para ser remanejado já estaria de bom tamanho. Neste caso, se houvesse a necessidade de se aumentar o percentual, a Câmara daria a autorização, fato que com certeza a faria ser bem mais respeitada.


Ótima ideia


Por outro lado, o vereador Eduardo Kamei (PSDB) acredita que o Legislativo guarulhense deveria oferecer aos parlamentares a possibilidade de serem feitas emendas individuais e de bancadas, assim como ocorre na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Faz anos que não é aprovada pelos parlamentares na cidade nenhuma emenda sequer ao orçamento.


Se antecipando


Um motorista da Proguaru utilizou, de forma bastante corajosa esta semana, a tribuna livre da Câmara para pedir aos vereadores que reservassem no orçamento de 2011 uma verba específica para um aumento salarial real dos servidores. Segundo ele, a categoria já está cansada de ouvir nas mesas de negociação que “agora já foi votado, não podemos fazer mais nada. Só no ano que vem!”.


Desvantagem


Parece que nem mesmo com a mudança do nome do candidato a presidência da Câmara, a vitória petista deverá acontecer. O grupo que gira em torno de Eduardo Soltur (PV) está tão fechado que as posições estratégicas na mesa diretora e nas comissões já estão sendo definidas e deverá haver muita gritaria da parte dos governistas.


Voto de protesto


Indagada sobre em quem iria votar para a presidência da Câmara, Luiza Cordeiro (PCdoB) declarou que pretende indicar o seu próprio nome, já que acredita que o próximo presidente, seja ele quem for, não terá coragem de mexer em alguns setores viciados da Câmara. Como exemplo, a comunista citou a diretoria de cerimonial, onde, segundo ela, “a diretora nunca apareceu para trabalhar, pois tem a blindagem do marido vereador”.


Plantando a discórdia


Após ver rejeitado requerimento de urgência que pleiteava a votação do projeto de criação da APA – Área de Proteção Ambiental do Cabuçu, o vereador José Luiz (PT), famoso por não saber se comportar quando perde alguma peleja, atacou o Centrão dizendo que ele mal havia se formado e já estava rachado, uma vez que o grupo não votou de forma igualitária.


Alvo certo


Mais uma vez o ataque foi em cima do vereador Novinho Brasil (PTN) que foi acusado pelo petista de estar agindo de maneira oposicionista e sistemática: “Desse jeito o senhor vai ultrapassar o vereador Geraldo Celestino e brigar pela liderança da oposição”. Os integrantes do Centrão saíram em defesa do companheiro, afirmando que a discordância foi sobre o requerimento e não sobre o projeto.


Bola fora


Após esta discussão, em outro assunto, o vereador José Luiz (PT) teve de abaixar a cabeça após ter sido criticado por suas ações realizadas meses atrás, quando tentou denegrir a imagem do presidente da Casa Alan Neto (PSC), que segundo ele havia contratado uma empresa sem experiência para realizar o concurso público da Câmara. O petista esqueceu de verificar que a própria Prefeitura contratou em agosto deste ano a mesma empresa para prestar os mesmos serviços ao Executivo.

Adeus

Faleceu esta semana o médico, ex-vereador e figura folclórica da cidade, Peter Pong. O chinês de coração guarulhense foi cremado na última quinta-feira e a maioria dos amigos só ficou sabendo do ocorrido no dia seguinte. A toda família nossos sinceros sentimentos.

Posso ajudar?