Diante de tantas notícias negativas que envolvem a saúde pública em nosso país, mas sobretudo em nossa cidade, onde a Prefeitura, comandada pelo PT há 10 anos, não dá a devida atenção à população que mais precisa, torna-se urgente uma ação efetiva da parte das pessoas de bem. A sociedade não pode fechar os olhos para tantos problemas que nos cercam. É hora de agir com responsabilidade.
Como deputado federal, já estou tomando as providências necessárias para trazer recursos para os hospitais, que estão morrendo pela incompetência e incapacidade dos gestores tanto do governo federal como municipal. O governador Geraldo Alckmin já nos deu sinal verde para a liberação de recursos que serão aplicados em instituições locais, abandonadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Em um primeiro momento, devem ser priorizados o hospital estadual Padre Bento e o filantrópico Stella Maris, onde identificamos os problemas mais emergentes. Lógico que os recursos não serão suficientes para resolver todos os problemas, mas – com certeza – ajudarão a minimizar os sofrimentos daqueles que dependem da boa vontade e honestidade dos administradores.
Infelizmente, assistimos nos últimos anos o total descaso com a saúde em Guarulhos, numa sequência insana de fatos desastrosos. Unidades Básicas de Saúde que vivem lotadas, falta de médicos e profissionais da área, hospitais de fachada e – o pior – desvio de dinheiro público. Sim, verbas que deveriam ser utilizadas para melhorar a saúde da população, foram usadas para abastecer um engenhoso esquema partidário, como ocorreu no caso Água e Vida. A ONG do prefeito Almeida serviu por vários anos para abastecer as campanhas eleitorais do PT e a família dele com recursos da saúde, conforme processos que correm no Ministério Público federal e estadual.
É hora de olharmos para a frente. Além de exigir a punição de quem deixa a população à própria sorte, precisamos unir esforços para mudar esse fatídico quadro. Também se faz preciso que as entidades de classe, associações, igrejas, a sociedade, enfim, se una para tirar a saúde de Guarulhos desse estado terminal.
Carlos Roberto de Campos
Empresário, deputado federal e presidente do Diretório Municipal do PSDB, escreve às sextas-feiras nesta coluna