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Educação na era digital

Até recentemente a educação em sala de aula pouco havia mudado em relação a maneira como vinha sendo feita ao longo dos séculos. O professor, conhecedor do tema a ser passado aos alunos, entrava na sala de aula com seus livros e as anotações preparadas para ensinar seus alunos. Cadernos, canetas, lápis e borrachas eram os recursos disponíveis. O professor usava giz e a lousa preta ou verde. As letras cursivas precisavam ser legíveis para facilitar a comunicação entre o professor e o aluno.


Os mais antigos devem lembrar que as cópias do material didático eram tiradas em um aparelho chamado mimeógrafo, que usava um papel especial chamado estêncil e tinta dissolvida em álcool. Era um sistema de baixo custo, porém trabalhoso, que foi usado até a chegada dos computadores por volta de 1980.


No campo visual, alguns professores mais avançados para a época chegavam a dar aulas com projetores de slides fotográficos, onde os alunos conseguiam ver as imagens do conteúdo nas paredes da sala de aula. Lembro que os cursos de inglês do CCAA usavam estes recursos audiovisuais juntamente com fitas cassetes. Uma inovação para a época!


Com a era digital, muitas escolas introduziram as aulas de informática nas quais os alunos tinham o primeiro contato com os computadores. Ensinavam-se as ferramentas básicas de manipulação de arquivos do sistema operacional, processadores de texto e planilhas eletrônicas.


A popularização dos microcomputadores e o desenvolvimento de softwares educacionais trouxeram para o ambiente escolar uma nova ferramenta de ensino. Os alunos passaram a receber os conteúdos de forma mais divertida e atraente por meio de aulas desenvolvidas usando imagens, vídeos, sons e uma infinidade de atividades interativas feitas diretamente na tela do computador.


Atualmente uma aula de física, biologia ou química pode ser ministrada usando recursos digitais que reproduzem as experiências dos cientistas de modo virtual, tornando as aulas mais interessantes e de muito maior assimilação pelos alunos.


Estas novas tecnologias aplicadas à educação, juntamente com o acesso a internet, o fácil acesso à informação, o uso das redes sociais e a possibilidade de compartilhar experiências, está formando crianças e jovens com uma base de conhecimentos muito maior do que em gerações anteriores. Com isso, depois de muitos séculos, a escola também está mudando para se adequar a nova realidade da era digital.


 


Wilson Lourenço 


Vice-Presidente da RA-3 da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp)

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