Artigos

Proteção aos animais

Nos últimos 50 anos, houve inúmeras e significativas mudanças no comportamento da sociedade em geral. Uma delas está na forma como as pessoas passaram a se relacionar com seus animais domésticos, assim como o grau de importância que eles adquiriram no convívio familiar. 


Alguns apontam que o início deste processo de “humanização” dos animais está vinculado à utilização de cães e macacos nos primeiros vôos espaciais. O mais conhecido foi realizado pela nave soviética Sputnik II, em novembro de 1957, levando a bordo a cadela Laika, o primeiro ser vivo terrestre a orbitar a Terra. Ela morreu sete horas antes do esperado, por superaquecimento e estresse. Esses experimentos ganharam, à época, imensa repercussão em todo o mundo, levando a uma certa comoção popular. Esses animais se tornaram verdadeiros heróis, pois foram sacrificados para que a ciência avançasse.


Hoje é cada vez maior o número de famílias que possuem um bicho de estimação, não raro tratado como membro da família. Também vimos o enorme crescimento de um mercado voltado para os tratamentos dos animais, seja com produtos, seja com serviços. Cresce o número de veterinários e clínicas, como cresce o de pet shops.


De outro lado, infelizmente, ainda é grande o número de animais que são abandonados ou maltratados. Como autor da Lei 6033/04, que instituiu em Guarulhos o código de zoonoses, a posse responsável e a proteção animal, e verificando que apesar de ter havido muitos avanços como as feiras de adoção, a ampliação das castrações e o fim da eutanásia no CCZ, também é certo que ainda há um longo caminho a percorrer se quisermos nos tornar referência em proteção animal.


Para trabalhar nesse sentido e contribuir para o avanço da proteção animal, estou organizando nesta sexta-feira, 7, , a partir das 17h30, na Câmara Municipal, o 1º Seminário “Os Desafios da Posse Responsável e Proteção Animal em Guarulhos”.


O evento reunirá protetores independentes da cidade que apresentarão suas experiências e vivências; representantes do Ministério Público e da Prefeitura, que divulgarão os instrumentos legais e as principais ações na área, além de contar com a presença do Coordenador do Curso de Veterinária da  UnG.


O objetivo desse seminário é retomar o debate sobre a causa da proteção animal e, ao final dele, produzir resoluções que reforcem  o que já tem sido feito, mas principalmente que indiquem a possibilidades de novas ações e ideias em favor dessa importante causa.


Guarulhos pode, sim, se tornar referência para o estado e o País na proteção animal.


José Luiz Guimarães
Vereador (PT) e líder do Governo na Câmara. Escreve às quintas-feiras nesta coluna

Posso ajudar?