Artigos

ESPALHA FATOS – Saia justa


Sebastião Almeida (PT) apareceu na segunda-feira no CQC da Band, entrevistado pelo repórter Maurício Meirelles, durante evento na Assembleia Legislativa, que reuniu prefeitos de vários municípios. Abusado como sempre, Meireles perguntou a Almeida, qual a renda per capita de Guarulhos. Mal terminou de responder, o prefeito já foi cutucado: “E o desvio per capito?”. Constrangido, o petista respondeu: “Essa frase é sua !”.



Balanço


Dos 34 vereadores, somente 13 apresentaram sugestões de emendas ao orçamento municipal de 2012. Ricardo Rui (PPS) foi o recordista, com 21 propostas. Em seguida aparecem Romildo Santos (PSDB) com 17; Vitor da Farmácia (PSDB) com 11; Eduardo Kamei (PTB) com 7; Luiza Cordeiro (PCdoB) com 5; Gileno (PSL) com 4; Índio de Cumbica (DEM) com 3; Alan Neto (DEM), Toninho Magalhães (PTC) e Lamé (PTdoB) com 2 cada; e Americano (PHS), Jonas Dias (PT) e Eduardo Soltur (PSD) com 1 emenda cada, totalizando 77.



Tradição


Há vários anos os parlamentares não conseguem aprovar uma emenda sequer ao orçamento, já que sempre de última hora um substitutivo é protocolado, derrubando todas as propostas. Este ano, ao que tudo indica, as coisas não serão muito diferentes. Talvez isso explique a pequena quantidade de emendas e a baixa adesão dos vereadores, pois 21 deles não tiveram vontade de mexer na peça. Será que pelo menos leram ou foram informados por seus assessores de seu conteúdo?



Outro médico


Esta semana tivemos uma figura nova no plenário da Câmara, desfilando entre os vereadores. Antonio Patrício, 3º suplente do PTdoB, assumiu a cadeira de Lamé que está de licença. Sua posse se deu, depois de consulta feita junto à Justiça Eleitoral, uma vez que o 1º suplente da sigla, Elmer Japonês, e o 2º, Paulo Martins, mudaram de partido, provando mais uma vez que a cadeira é do partido e não do candidato como alguns ainda pensam.



Destoou


Patrício nem se importou que seu partido é integrante da base aliada e já em sua primeira fala da tribuna criticou os vereadores que não assinaram o requerimento que pede a abertura de uma CEI relativa as mortes dos 14 bebês ocorridas na UTI neonatal do Hospital Municipal da Criança, assinando em seguida o documento. Assim que terminou o seu discurso, o presidente da Câmara, Eduardo Soltur, disparou: “Acho que o presidente do seu partido não vai gostar muito do que o senhor disse aqui!”. Questionado, o presidente do PTdo B, Rabih Khalil, confirmou que orientou o suplente para que aproveitasse ao máximo os dias que estaria empossado, para aparecer na mídia, mas não desta maneira …



Precaução


A Prefeitura consultou o Ministério Público para saber o que a instituição pensa a respeito da compra do prédio da antiga Fábrica de Tapetes Lourdes, que poderá abrigar ou não a futura sede própria do Legislativo. O presidente da Câmara tenta demonstrar tranquilidade, mas está bastante apreensivo para saber o resultado.

Posso ajudar?