Artigos

PT se converte à privatização

Pouco mais de um ano atrás, durante a campanha eleitoral para a Presidência da República, a então candidata do PT, Dilma Rousseff, fez pesadas críticas aos governos do PSDB, condenando as privatizações realizadas no país. Com um discurso bastante fraco, atacava por atacar, como se passar para as empresas o controle de estatais que, nas mãos do poder público, não funcionam fosse coisas do demônio.  Sem exageros, mas era assim que Dilma se referia a idéias positivas que só fizeram o país crescer, a partir dos governos de nosso partido.


No entanto, na última segunda-feira, o governo do PT promoveu a privatização de três grandes aeroportos do país, inclusive o nosso de Guarulhos. O que mudou de 2010 para cá? Na verdade, a administração de Dilma, como outras da companheirada, segue sem rumo algum. Perceberam que o Brasil poderia perder a Copa do Mundo de 2014 e simplesmente aderiram ao plano de concessões, sempre defendido por governantes do PSDB. Em 2007, José Serra, como governador de São Paulo, levou esse projeto para o ex-presidente Lula e quase foi linchado.


Ou seja, o Brasil perdeu muitos anos diante da incoerência política de nossos adversários. Passar os aeroportos para a iniciativa privada, assim como outros setores que seriam melhores administrados por empresas,  é sim uma atitude inteligente. Porém, como o PT não é do ramo, corre o risco de estar fazendo um péssimo negócio, já que irá continuar pagando metade da conta de todos os investimentos que serão realizados nos próximos anos, já que a estatal Infraero seguirá dona de 49% dos aeroportos.


Os consórcios que fizeram os maiores lances, por sua vez, utilizarão recursos que também vêm da União, como o BNDES e de fundos de pensão de empresas estatais. Ou seja, trata-se de uma privatização bancada pelo Estado, como tudo que os petistas fazem.


Como não são do ramo, usam e abusam da coisa pública em causa própria, a fim de conseguirem garantir um espaço para não perder as boquinhas.


Ao assumir que as privatizações são boas para o país, o PT teria a obrigação moral – se é que eles sabem o que é isso – de vir a público, em cadeia nacional, e pedir desculpas. Afinal, os governos do PT comprovam que sempre trabalharam contra o desenvolvimento do Brasil, tanto nos anos em que foram oposição, como nesses quase dez que estão à frente do governo federal.


A grande diferença entre as privatizações realizadas pelo PSDB é que nós sabemos o que estamos fazendo. Eles não fazem a mínima idéia de nada.


 


Carlos Roberto de Campos


Empresário, suplente de deputado federal e presidente do Diretório Municipal do PSDB, escreve às sextas-feiras.

Posso ajudar?