Artigos

Espaço Aberto – Senhor editor

Independentemente da opinião desfavorável do jornal Guarulhos Hoje sobre a Infraero, manifestada em editorial publicado na edição do dia 12.02.2012, intitulado “Esqueçam o Que o Presidente Disse”, entendo ser necessário fazer alguns esclarecimentos aos leitores desse conceituado periódico, a fim de que eles não continuem pensando ter este presidente o perfil que o editorialista o atribuiu.


Por ocasião da publicação da reportagem sobre pretensa dívida da Infraero com o Município de Guarulhos, na ultima quinta feira, fiquei surpreso diante do teor da matéria, pois uma empresa pública não pode realizar nenhum pagamento de ações judiciais em andamento, sob pena de cometer crime de improbidade administrativa. Além disso, a Infraero, amparada pela Constituição Federal,  contesta a obrigatoriedade de pagar impostos municipais relativos a todos os municípios onde existem aeroportos, e não somente a Guarulhos.


Recebemos telefonemas de outros jornais do estado de São Paulo, cujos repórteres estavam presentes na entrevista coletiva, indagando em que ocasião eu teria feito tal afirmação, uma vez que eles não a ouviram e nem tinham a mesma em seus gravadores. Como o jornal Guarulhos Hoje foi o único a publicar tal informação, imaginei se tratar de um mal entendido da jornalista e resolvi arquivar o assunto.


O editorial do dia 10.02.2012, intitulado “Guarulhos Ganha um Presentão”, me fez mudar de ideia. Ao se referir a “negociação para que o valor fosse quitado já”, “a concessão para iniciativa privada requer que a estatal quite suas pendências com possíveis credores” e outras impropriedades, entendi que seus leitores mereciam uma explicação de minha parte.


Por volta das 9h da manhã da sexta feira, no mesmo dia 10.02.2012, nossa assessoria de imprensa recebeu um telefonema da jornalista Rosana Ibanez, a quem informamos que eu não havia feito a afirmação publicada e pedimos a ela o envio por e-mail de quaisquer dúvidas que tivesse sobre o tema. Cerca de uma hora depois, ela enviou um e-mail para a Infraero, afirmando que a informação teria sido prestada somente a ela e informando as condições em que prestei tal informação, que são as mesmas que constam na matéria “Assessoria da Infraero informa que presidente da estatal não disse o que disse”, da edição do dia 12.02.2012.


À pergunta se possíveis dívidas da Infraero seriam repassadas aos concessionários, respondi que não, e expliquei as diferenças entre privatização e concessão. Diversos jornais deram a minha resposta. À pergunta sobre quando a concessionária assumirá o aeroporto, respondi que em maio, assim que forem assinados os contratos. Vários jornais publicaram a minha resposta. Jamais concedi entrevista exclusiva ao jornal Guarulhos Hoje. É estranho que somente o jornal Guarulhos Hoje tenha dado atenção a essa suposta afirmação. Os demais veículos não deram atenção porque a afirmação nunca foi feita. Este é um assunto discutido há vários anos e sobre o qual até o prefeito manifestou incredulidade. Logo, faz todo sentido o desmentido da Infraero.


O e-mail contendo o tal desmentido foi enviado exclusivamente para [email protected] e [email protected], razão pela qual é incompreensível a referência “a assessoria preferiu utilizar um jornal de recados para desmentir seu presidente”, constante no ultimo parágrafo do editorial que deu origem a esta correspondência.


 


Antonio Gustavo Matos do Vale


Presidente da Infraero

Posso ajudar?