Artigos

Um apoio extra para a campanha petista

Na reta final da campanha, o ex-presidente Lula esteve na noite desta segunda-feira, em Guarulhos, para dar apoio extra à reeleição do prefeito Sebastião Almeida. O líder petista vem usando seu prestígio para garantir a vitória do PT nas cidades mais importantes do Brasil. Guarulhos está na relação dos 83 municípios do país onde poderá ocorrer o segundo turno das eleições, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


 


Mas, o mais eufórico dos petistas, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse no final de semana não ter dúvidas: “vamos ganhar no primeiro turno [em Guarulhos]”. Segundo Falcão, apesar do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que esta semana começa a analisar o núcleo político do maior escândalo de corrupção do país nesta República e que envolve petistas estrelados como José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, o PT vai ser o partido com mais prefeituras importantes conquistadas já no primeiro turno.


 


E para isso, Lula vem se desdobrando, e muito, nos últimos dias. Por aqui, o ex-presidente esteve na região do Pimentas, conhecido reduto petista. Visivelmente cansado, mas aguerrido, ele clamou a militância “rumo à vitória”.


 


Lula já arregaçou as mangas e vem participando da campanha de Fernando Haddad à prefeitura da capital. Esta semana, além de Guarulhos, o líder petista estará em Osasco, na região metropolitana, onde tentará dar impulso à candidatura de Jorge Lapas, que substituiu o deputado federal João Paulo Cunha, após desistir de sua candidatura em virtude da condenação pelo STF por participação no esquema do mensalão.


 


Aliás, ficou para Lula vir “aquecer” a fria campanha de Guarulhos. Quem esperava a visita de Dilma Rousseff na cidade, outro importante nome nos quadros do PT, se decepcionou. Dias atrás, ela só esteve na capital, em apoio a Haddad e, ainda assim, depois de insistentes apelos do ex-presidente.

Posso ajudar?