É grande a expectativa dos milhares de visitantes interessados nas principais novidades e perspectivas do segmento na NRF Retail’s Big Show, o maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, que acontece esta semana em Nova York. A feira reúne 520 expositores, de mais de 80 países.
Nesta edição de 2014, o Sebrae-SP trouxe uma missão de 160 empreendedores, que ao fim da viagem certamente estarão mais capacitados para desenvolver em seus negócios as tendências mundiais de gestão no varejo – o segmento que mais reflete a situação econômica dos países. Apenas para lembrar, em 2012, em virtude do impacto das crises norte-americana e europeia, aquela edição da NRF teve como tema “Retail Means Jobs”, enfatizando a importância do setor na geração e manutenção dos empregos e seu protagonismo na recuperação econômica das nações.
Já em clima de pós-recessão a economia norte-americana tem apresentado sinais evidentes de recuperação. Assim, a temática da NRF neste ano derivou deste sentimento de perspectivas elevadas para o varejo e sua importância na composição do PIB dos países.
Ao longo dos últimos anos, a relação entre o mercado varejista e os consumidores passou por profundas transformações. O que impõe às empresas varejistas a necessidade de se abastecerem de informações detalhadas e precisas para auxiliar na tomada de suas decisões com relação ao comportamento do consumidor. O desafio agora é como aproveitar todos esses dados e informações geradas pela relação com o cliente na estratégia de relacionamento com eles. De nada adianta colher dados e não saber interpretá-los, tão pouco não usá-los para melhorar um atendimento, aperfeiçoar um produto ou oferecer um serviço extra que atenda a necessidade deste consumidor.
Nesta edição da NRF Retail’s Big Show pudemos ver várias formas inovadoras de aperfeiçoar a experiência de compra dos consumidores, considerando os diversos segmentos e portes de lojas e como anda a integração dos diversos canais de comercialização nos principais varejistas ao redor do mundo.
Em meio a tanta tecnologia e estratégias para colher dados, a mensagem central desta edição traduz uma espécie de retorno à verdadeira alma do varejo. Muitos varejistas nascidos no boom do e-commerce trouxeram suas experiências de resgate da loja física, mais repaginada da forma que o mercado exige; moderna, acessível e adaptada para propiciar ao cliente uma experiência de compra mágica dentro da loja. Isso exige dos empreendedores do segmento adaptações constantes, com experiências personalizadas e capazes de encantar e fidelizar um novo consumidor, que é cada vez mais exigente.
As tecnologias apresentadas na feira também refletem esta nova realidade. São centenas de expositores, a maioria deles com vendedores falando em português e preparados para tirar as duvidas dos empresários brasileiros, que trouxeram seus lançamentos voltados para mobilidade, interatividade e integração dos diversos canais de venda. Sempre com o objetivo de fazer com o que o cliente se sinta em casa, fique mais tempo nas lojas e isso se converta em vendas.
Diante de tanta tecnologia e importantes sacadas dos grandes varejistas brasileiros, os empresários das micro e pequenas empresas paulistas participantes da nossa missão empresarial certamente têm muito dever de casa para fazer ao voltar ao Brasil e repensar seus negócios. Mas, certamente, voltarão mais confiantes por saber que o grande recado esta numa regrinha básica do varejo, que muitos já aprenderam: o cliente em primeiro lugar, mas com todo o carinho e atenção que ele merece.
*Ivan Hussni, Diretor Técnico do Sebrae-SP