Se alguém perguntar qual é a nossa esperança… se questionarem: o que os cristãos esperam de fato? A ressurreição é a nossa resposta. Nós vamos ressuscitar com Jesus. E a Páscoa é este tempo de graça em que toda a Igreja brada a plenos pulmões a mais linda e comovente de todas as notícias: Jesus ressuscitou.
Sim! Jesus está vivo e tem o poder de nos resgatar da morte! Essa é a nossa fé. Em sua cruz, Jesus deu sua vida por nós, mas, uma vez ressuscitado, ele tem o poder de dar a sua vida a nós. Não só pode como já a deu por meio de seu Espírito Santo. Em sua ressurreição, ele venceu o pecado e seus males, de forma que, agora, pode nos libertar de toda força de morte.
O mal foi derrotado. O pecado foi vencido. Já não existe corrente ou prisão espiritual, por mais forte e antiga que seja, que não possa ser despedaçada pela mão poderosa de Deus, pelo vigor espiritual que jorra do coração de Jesus ressuscitado. Para que isso fosse possível, o Senhor passou por uma morte terrível, mas ao terceiro dia, o sepulcro explodiu incapaz de conter tanta vida.
O Pai não deixou seu Filho entregue à morte. Ao contrário, levantou-o de sua humilhação e concedeu-lhe todo o poder, de modo que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho no céu, na terra e no inferno. Ser salvo por Deus é justamente isto: ser alcançado pelo poder da ressurreição de Cristo, já enquanto vivemos neste mundo. Quando isso acontece, a gente renasce, uma nova vida tem início imediatamente para nós. Uma vida infinitamente mais saudável, mais rica e mais feliz.
Jesus Cristo morreu e ressuscitou para nos dar essa vida, porque nos ama, porque se compadeceu ao ver os nossos inúmeros sofrimentos. Ele veio nos libertar. As curas que realizou no passado e continua realizando hoje são um sinal claro de que Deus é por nós.
Jesus não só tem o poder de curar, mas também de perdoar os pecados. Ele veio salvar a pessoa inteira: alma e corpo. Ele é o médico e o remédio. E para fazer com que essa vida nova aconteça em mim e em você, ele pergunta: “Você crê em mim? Crê na força de minha ressurreição? Você aceita a salvação que estou lhe oferecendo?”
Pela fé, Jesus se põe ao nosso alcance e deixa-se tocar por todos os que precisam dele. Seu amor é tão grande que ele assume as nossas misérias: “Ele levou nossas enfermidades e carregou as nossas doenças” (Is 53,4).
Na Cruz, Jesus tomou sobre si todo o peso do mal e, ao ressuscitar, destruiu o pecado com seus efeitos. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cf, Jo 1,29). Se, por um lado, Jesus não curou a todos os doentes neste mundo, por outro, a ninguém negou a sua vida. Suas curas são sinais de que chegou o tempo da salvação – tempo de alegria e de festa. Elas apontam para uma cura mais radical: a vitória sobre o pecado e sobre a morte por sua Páscoa, por sua ressurreição. Enquanto vivemos neste mundo, a fé é a única maneira de tocarmos o Senhor e experimentarmos já a sua salvação.
Aqueles que encontraram Jesus na fé sabem que dele continua a sair uma força suficientemente poderosa para transformar toda a sua vida. Aproxime-se mais do Senhor. Ore. Peça a ele: Jesus, toca-me! Jesus, cura-me! Jesus, salva-me!
É Páscoa, é tempo de salvação. Creia em Jesus! Creia em seu amor por você! Com a graça de Deus as coisas vão mudar, a sua vida vai se renovar. Alegria minha, alegria nossa, Cristo ressuscitou!
Deus abençoe você!
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente de Honra da Fundação João Paulo II. É autor de 48 livros, milhares de palestras em áudio e vídeo. Acesse: www.padrejonas.com / http://twitter.com/padrejonasabib