Variedades

A apenas duas horas de Guarulhos, Expoflora é opção de lazer para o fim de semana

A 37ª edição da Expoflora, em Holambra (cidade que fica a apenas 146 quilômetros de Guarulhos), começa nesta sexta-feira, 24/08, e vai até o dia 23 de setembro, sempre de sexta a domingo, das 9h às 19h. Neste ano, a feira celebra os 70 anos da imigração holandesa no Brasil, com exposições e referências que tratam do assunto de maneira encantadora e informativa.
 
O GuarulhosWeb esteve por lá, nesta semana, e conta como você pode aproveitar o passeio. A viagem até Holambra dura aproximadamente 1h50. O trajeto é tranquilo e logo na entrada da cidade já é possível entrar clima da feira. As casas localizadas no percurso até o centro de exposições são no estilo holandês, com sua arquitetura marcantes e delicada.
 
Para esta edição a organização espera receber 300 mil visitantes, que vão conferir, em um espaço de 250 mil metros quadrados, canteiros onde foram plantados 7.517 vasos de flores e plantas ornamentais, entre sunpatiens, hibiscos, bromélias, lavandulas, primaveras, gerânios, erbenias, flor do deserto e tuias. Além disso, há cerca de 350 mudas de rosas que formam o Jardim da Roseira e 800 orquídeas e 340 bromélias colocadas nas árvores próximas aos bebedouros e num Fusca.
 
Nos arranjos da Exposição de Arranjos Florais, o show de cores, formas e texturas é garantido por mais de 2 mil vasos de flores e plantas ornamentais e 272 mil hastes de mais de 3.500 variedades de cerca de 350 espécies diferentes. As novidades de 2018 são a rosa “Inglesa”, que tem mais de 100 pétalas e lembra as raras e caras peônias, a pelargonium, que se parece com o gerânio, e a penta, com suas flores em forma de estrelas de cinco pontas.
 
Outro destaque é a petúnia “Night Sky”, roxa com pigmentos brancos, remetendo a um céu estrelado, e para a craspédia, arredondada, com várias florzinhas amarelas. As alstresias, mistura de alstroemérias com frésias, as alstroemérias “Jumbo” e “Azul”, a suculenta echevéria na cor chocolate e duas novas variedades de crisântemos (“Lígia” e “Ipanema”).
 
Para atrair o público infantil, minikalanchoes, em embalagens com a Turma da Mônica para atrair o interesse da criançada pelas flores, e as miniphalaenopsis em hidropote que duram 12 meses. No Shopping das Flores o visitante pode adquirir as espécies em exposição, além de outras variedades. O acesso acontece na entrada e também na saída do evento.
 
Restaurantes
Os restaurantes e as confeitarias também celebram os 70 anos da imigração holandesa e prepararam para a Expoflora receitas especiais, como o “Martin pork” (cotovelo de porco holandês) e o “Lentebloem” (flor da primavera), criações do chef Frank Martin Gerritsen, da Martin Holandesa, e a salada de flores do Restaurante Casa Bela. A Omma Beppi apresentará queijos especiais dos Países Baixos, como o “Maasdam” e os “Gouda”, temperados com cominho ou ervas mediterrâneas.
 
Casa do Tulipo
Tulipo, um dos personagens que representam a Expoflora ganhou uma casa este ano. A casa – que tem arquitetura holandesa e cascata artificial que cai do telhado para regar o florido jardim externo – é mobiliada e decorada com cortinas brancas de renda, cerâmicas típicas de Delft sobre as mesas e lindas floreiras que ornamentam os grandes janelões. O Tulipo terá uma banda, a “Chuva de Pétalas”, que se apresentará em frente à nova casa, na Alameda Amsterdã, e participará da Parada das Flores.
 
Parada das Flores e a Chuva de Pétalas
A Parada das Flores acontece todos os dias às 16h, quando carros alegóricos repletos de arranjos de flores passeiam pelo centro de exposições levando alegria, música e um pouco mais da história dos 70 anos da imigração holandesa.
 
Um dos momentos de maior emoção durante o evento é a Chuva de Pétalas que acontecem todos os dias as 16h30. São aproximadamente 150kg de pétalas, colhidas manualmente por funcionários que despetalam 18 mil botões de rosa diariamente.
 
Os visitantes podem acompanhar também todos os dias as apresentações das danças típicas, diariamente, a partir das 14h30, o Parque de Diversões, o Museu Histórico de Holambra e o minissítio.
 
Mostra de paisagismo
Sob a coordenação da arquiteta Karina Taccola, está a Mostra de paisagismo e decoração. São 19 ambientes, todos com ideias sustentáveis e decoração que reutiliza materiais. Tambores são usados, por exemplo, não apenas para o plantio de flores, mas como sofá, porta-garrafas, porta-lenha e luminárias. Plantas de baixa manutenção, que exigem pouca rega, têm a preferência dos paisagistas em época de tempo seco. A tendência segue o conceito “Do it yourself” ou “Faça você mesmo”.
 
Exposição
A principal atração da Expoflora é a Exposição de arranjos florais, sob a responsabilidade dos decoradores florais holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost. Em 2018, eles assinam 14 cenários em uma área de 750 m² que contará, por meio de arranjos florais, a chegada dos holandeses ao Brasil, suas impressões sobre o novo país e as lembranças da Holanda. Os arranjos trazem as tendências e as novidades em flores e em plantas ornamentais para as estações Primavera-Verão.
 
Sobre Holambra
Holambra é uma antiga colônia holandesa, com pouco mais de 13 mil habitantes, e concentra quase a metade (45%) da comercialização de flores e de plantas ornamentais do Brasil. Como o próprio nome sugere, a Expoflora é uma exposição, e não uma feira, já que o seu objetivo não é a venda direta de flores no evento, mas fomentar o seu consumo em todo o país. Por isso, os produtores aproveitam a Expoflora para apresentar aos consumidores as novas variedades de flores e de plantas para avaliar a sua aceitação pelo mercado.
 
Serviço
37ª Expoflora
De 24 de agosto a 23 de setembro (de sexta a domingo) – das 9h às 19h
Em Holambra (SP)
Ingressos: R$ 48 na bilheteria e no site www.ingressorapido.com.br
Informações para o público: (19) 3802-1499

Posso ajudar?