Um casal de jornalistas e donos de uma empresa de comunicação, uma filha, cachorros, dois anos de planejamento, uma decisão corajosa e ousada e muita bagagem rumo a Lisboa, em Portugal. Ricardo, inclusive, passou por Guarulhos na década de 90, quando foi repórter e chefe de reportagem nos jornais Tribuna de Guarulhos e Folha Metropolitana.
Começa assim a jornada da Família Ribeiro, que após mais de duas décadas de trabalho em São Paulo como fundadores da Vipcomm Assessoria de Imprensa e Conteúdo decidiu deixar o Brasil e ir morar na Europa.
Eles criaram o blog Portugal Online (www.portugalonline.com.br) e várias plataformas nas redes sociais para contar toda a jornada, e divulgam orientações e dicas para quem também pensa em seguir o mesmo caminho.
Hoje, Ricardo e Claudia se tornaram referência para quem busca informações com credibilidade sobre morar em Portugal. “As pessoas nos procuram e querem saber sobre tudo: compra e aluguel de imóvel, vistos e nacionalidade portuguesa, escola das crianças e até como levar os cachorros. Recebemos contato de todas as regiões do Brasil e até brasileiros que moram em outros países e querem se mudar para Portugal”, afirma Ricardo Ribeiro, de 47 anos.
Nacionalidade portuguesa, vistos e dicas
“Decidimos criar o blog e as redes sociais por dois motivos. Primeiro, para que amigos e familiares pudessem acompanhar todo o processo antes da viagem. Todo mundo ficava perguntando: E aí, como está a mudança? Mas vocês vão mesmo? Vocês têm coragem de deixar tudo para trás e ir embora?”, conta Claudia David, ex-repórter da TV Globo e diretora da Vipcomm Assessoria de Imprensa e Conteúdo.
Notícias desencontradas no YouTube
O segundo motivo, de acordo com a jornalista, é porque faltavam informações de qualidade sobre o processo de mudança para Portugal. “Quando estávamos nos preparando, víamos muitas notícias desencontradas no YouTube, Facebook e em outras redes sociais. As pessoas ligam o celular e começam a falar, sem se preocupar em checar o que estão dizendo”, diz.
“Atualmente tem muita notícia errada na internet, principalmente nos canais de YouTube. Sem contar as fake news, o que acabam induzindo as pessoas a erros na hora da mudança”, afirma Claudia David Ribeiro.
Para ilustrar, ela narra casos reais de quem se iludiu com Portugal baseado em ‘notícias’ da internet. “Tem gente vindo para a Europa sem passagem de volta e sem dinheiro suficiente para se manter só porque alguém falou no YouTube que aqui é legal, que o custo de vida é baixo, que tem emprego para todo mundo e que dá para viver com poucos euros. Mas não é bem assim e a realidade é outra. A gente vê muitos absurdos”, revelou. “Ao mesmo tempo que as redes sociais democratizaram as informações, muitas delas são divulgadas sem o menor critério”, avalia Claudia.
Hoje a Família Ribeiro tem, além do blog www.portugalonline.com.br, um canal no YouTube, uma página no Facebook, perfis no Instagram e no Twitter, e um banco de dados e CRM de brasileiros interessados na mudança de país, tudo devidamente catalogado por área de interesse, como investimentos, vistos, imóveis, morar e estudar em Portugal e nacionalidade portuguesa.
Credibilidade com humor
Todos os assuntos são abordados de forma jornalística no Portugal Online Oficial, com checagem da informação e entrevistas em vídeo com profissionais de cada área, o que acaba gerando mais credibilidade, sempre com uma pitada de humor.
“Quando se decide mudar de país, são tantas dúvidas que é importante você buscar relatos de pessoas sérias. No Portugal Online Oficial (www.portugalonline.com.br), quem fala sobre as melhores opções de vistos não somos nós, mas profissionais que entendem do assunto. A mesma coisa em relação à transferência de escola dos filhos ou a documentação dos cachorros. Procuramos ‘fontes’ que sabem o que estão falando e que são autoridades naquele tema”, afirma Ricardo Ribeiro.
Rotina antes da mudança
No início dos preparativos para a mudança, a família Ribeiro começou a fazer vídeos sobre a rotina, e as pessoas que estavam pensando em se mudar para o país europeu logo se identificaram com o Portugal Online. Ricardo e Claudia falavam sobre a ansiedade, burocracia com documentos, a vacinação dos dois cachorros, a Mel e o Miguel Tobias, e até dicas de desapego.
“Quando você começa a preparar a mudança, descobre que tem muito mais coisas no fundo da gaveta e nos armários do que se imaginava. E aí percebe que tem que deixar boa parte no Brasil. Doamos, vendemos alguns itens e outros deixamos espalhados em vários lugares, em São Paulo e no interior”, conta Claudia, que postou o vídeo no blog www.portugalonline.com.br .
“Nessas horas a gente percebe como gastamos dinheiro com supérfluos. Achei uma coleção de blu ray que eu nem me lembrava que tinha e estava tudo na embalagem. Nem usei! Íamos aos Estados Unidos e gastava com itens que não precisávamos de fato. Bugiganga eletrônica, então, nem se fala. Percebi que muita coisa era desnecessária”, completa Ricardo.
Selo de qualidade Portugal Online Oficial
A família resolveu compartilhar com outros brasileiros as empresas e os profissionais que prestaram serviços para ela. “Só indicamos quem de fato nos atendeu de forma eficiente. Para isso criamos o selo de qualidade ‘Testado e Aprovado pelo Portugal Online‘. Se já é difícil mudar de país, imagine chegar sem ter referências de confiança… Sentimos na pele essa dificuldade e hoje o Portugal Online pode abreviar esse caminho”, afirma Claudia David Ribeiro.
Plataformas do Portugal Online Oficial viraram um negócio
Hoje o Portugal Online se tornou referência para quem quer se mudar do Brasil, boa parte por causa da credibilidade e experiência de Claudia e Ricardo Ribeiro, e acabou se tornando um negócio. “Trabalhamos como um hub, e usamos o nosso know how de comunicação atendendo empresas e profissionais liberais que têm interesse em fazer a divulgação no Brasil e no brasileiro que está se mudando para Portugal”, conta Ricardo.